Política

discurso

Mourão defende democracia e direitos humanos em cúpula do Prosul

Cúpula aconteceu nesta quinta-feira, 27, em Cartagena das Índias, Colômbia

Rodrigo Almeida

27/01/2022 - 18h00

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu a democracia e os direitos humanos durante sua participação no Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (Prosul). A cúpula aconteceu nesta quinta-feira, 27, em Cartagena das Índias, Colômbia.

Mourão foi escalado para o evento na última segunda-feira, após o presidente da Repúblia, Jair Bolsonaro, desistir da viagem para acompanhar a missa de sétimo dia de sua mãe, Olinda Bolsonaro. A cerimônia religiosa aconteceu nesta quinta de manhã em Brasília.

"O Prosul foi idealizado em torno de valores fundamentais como a defesa da democracia, do estado de direito e dos direitos humanos. Temos que velar por esses valores comuns. E não podemos nos furtar, quando necessário, a dizer o que precisa ser dito e alertar sobre os riscos para a preservação das instituições democráticas em nossa região", afirmou o general, em seu discurso.

O vice-presidente ainda chamou a superação da pandemia de covid-19 como "desafio incontornável da região", mas se mostrou otimista. "Em 2022, apesar do aumento recente de casos, estou convencido de que não enfrentaremos dificuldades comparáveis às que nos afligiram nestes dois últimos anos. Com o avanço da vacinação, que no Brasil já alcança mais de 80% do público-alvo com a imunização completa, estamos melhor preparados", acrescentou.

crise

Senado do Paraguai aprova impeachment de Santiago Peña por unanimidade

Presidente tinha renunciado na quinta, após escalada da crise financeira e política provocada pelo colapso do Ueno Bank

06/11/2026 18h38

Santiago Peña

Santiago Peña Foto: Reprodução / X

Continue Lendo...

Condenação Mantida

Gravação sustenta condenação de ex-vereador por desvio de diárias em MS

Ex-vereador de Naviraí teve recurso negado por unanimidade pelo TJMS; conversas gravadas no gabinete revelaram conhecimento sobre pagamentos por viagens que não ocorreram

06/11/2026 16h37

Cícero dos Santos, ex-presidente da Câmara de Naviraí, teve condenação por desvio de diárias mantida pelo TJMS.

Cícero dos Santos, ex-presidente da Câmara de Naviraí, teve condenação por desvio de diárias mantida pelo TJMS. Foto: Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).