Política

JUSTIÇA

Deputado entra com mandado de segurança para voltar a usar bonecão de Bolsonaro

Justiça Eleitoral mandou apreender o boneco e alegou se tratar de propaganda eleitoral irregular

Beatriz Feldens

22/09/2022 - 13h43

Com o argumento que o artefato esteve localizado em propriedades particulares, dentro do comitê do candidato à reeleição pelo PL, João Henrique Catan, e que a divulgação do "bonecão do Bolsonaro" não configura propaganda eleitoral irregular.

O deputado estadual entrou com um mandado de segurança com pedido de limitar contra a determinação da Justiça Eleitoral que mandou buscar e apreender o boneco inflável do candidato a Presidente da República Jair Bolsonaro, mesma legenda do mandatário.

Catan diz que pretende manter o "boneco" no comitê de campanha, porque entende que não há qualquer irregularidade em mantê-lo. "O objeto é de propriedade particular e não se equipara a outdoor ou causa qualquer efeito visual desse tipo de propaganda vedada", defende.

Na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) mandou apreender um boneco inflável do presidente Jair Bolsonaro, que ficava dentro do comitê de campanha do deputado estadual, e alegou propaganda eleitoral irregular. Pelas regras eleitorais, propaganda eleitoral em outdoor, como a do boneco gigante, por exemplo, é proibida.

Ao Correio do Estado, Catan disse que é um absurdo apreenderem o objeto.  

"É um absurdo, porque trata-se de um mascote de apoiadores, que sempre está em movimentos de apoio ao presidente. Não existe nada no regramento que impeça a colocação desse boneco, seja num comitê,  seja num terreno particular. Não existe regra de placa, de outdoor para o boneco. Eles querem justificar o efeito outdoor, o que não acontece por não ter as mesmas características", disse o deputado.

Catan virou notícia nacional em maio passado porque numa sessão da Assembleia Legislativa ele, que participava de modo virtual, disparou tiros ao votar sim por um projeto dele que facilitava a liberação de porte de arma aos colecionadores, atiradores e caçadores.

TRE

Segundo a decisão do TRE, João Henrique havia sido avisado para tirar o boneco do comitê, contudo, o parlamentar não cumpriu a ordem, daí a o pedido de apreensão.

"As provas documentais produzidas, evidências juntadas nos autos, revelam que o candidato/denunciado possui o aludido ornamento (boneco), com dimensão semelhante ou superior ao outdoor. Que instala esse ornamento em pontos itinerantes desta Capital, sempre com o intuito de obter ganho eleitoral para si e para o candidato Jair Bolsonaro", frisou o juiz da 8ª Zona Eleitoral, Luiz Felipe Medeiros Vieira.

A Lei nº 9.504/19 veda a propaganda eleitoral por meio de outdoors, inclusive eletrônicos. Equipamentos publicitários que causem efeito visual de outdoor também são proibidos.

Assine o Correio do Estado

 

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).