Política

FIM DA RESISTÊNCIA

Posse de Lula esvazia acampamento em frente ao CMO

Poucos manifestantes se concentram no sinal, em frente ao CMO, e várias barracas já estão desativadas

Ketlen Gomes

01/01/2023 - 19h54

Luis Inácio Lula da Silva assumiu seu terceiro mandato como presidente do Brasil nesse domingo (1), no início da tarde. Ao mesmo tempo, manifestantes que pedem intervenção militar esvaziavam o acampamento montado desde o dia 31 de outubro, um dia após o segundo turno das eleições, em frente ao Comando Militar do Oeste (CMO), em Campo Grande. 

No final da tarde, após a posse oficial do presidente Lula, boa parte das tendas montadas já estavam vazias, poucas barracas continuavam no local e algumas pessoas se concentravam com bandeiras do Brasil, faixas pedindo socorro às Forças Armadas e roupas verde e amarela, ao lado do sinal, que fica em frente ao quartel. 

Não haviam pessoas discursando, o clima era de “fim de festa”. A equipe do Correio do Estado, por motivo de segurança, não falou com manifestantes, devido ao atendimento hostil direcionado à reportagem ao se aproximar da frente do CMO. 

No início dos dois meses de atos antidemocráticos, o local esteve cheio, com churrascos em barracas e trio elétrico para discursos que incitavam o não cumprimento da Constituição Brasileira, de reconhecer Lula como, na época, futuro presidente eleito. 

Além de notícias falsas a respeito da veracidade das eleições, manifestantes também proferiram ataques à Lula, ao Supremo Tribunal Federal (STF), e ao Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (STE) Alexandre de Moraes. 

Em novembro, a Polícia Federal (PF) realizou buscas e apreensões, que tinham como alvo alguns apoiadores das manifestações bolsonaristas, que eram suspeitos de financiar os atos, dando condições materiais para que os inconformados continuassem acampados em frente ao quartel. 

Além disso, moradores do bairro Santo Antônio também protestaram contra a presença dos manifestantes do local, protocolando um abaixo-assinado na Câmara de Vereadores no dia 10 de novembro, que pedia a desobstrução da Avenida Duque de Caxias.  

Os residentes também chegaram a reclamar de fogos de artifício, que vão contra a lei que evita a pertubação do sossego alheio, soltados por bolsonaristas no ato. Até o momento, ninguém foi preso ou responsabilizado por quaisquer ações. 

Posse de Lula esvazia acampamento em frente ao CMOPosse de Lula esvazia acampamento em frente ao CMOPosse de Lula esvazia acampamento em frente ao CMOPosse de Lula esvazia acampamento em frente ao CMO

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).