Política

ATOS CONTRA A DEMOCRACIA

Lula decreta intervenção na segurança do DF e diz que invasores são fascistas

O petista disse que eles são verdadeiros vândalos e anunciou a intervenção federal na área de segurança do Distrito Federal até o fim de janeiro

Eduardo Miranda

08/01/2023 - 17h08

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (8) que todos os manifestantes que invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes serão encontrados e punidos.

O petista disse que eles são verdadeiros vândalos e anunciou a intervenção federal na área de segurança do Distrito Federal até o fim de janeiro.

Lula disse que os manifestantes poderiam ser chamados de nazistas e fascistas e disse que a esquerda nunca protagonizou um episódio similar a este no Brasil.

“Eles vão perceber que a democracia garante direito de liberdade, livre expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia”.

 

Depredação e vandalismo

 A onda golpista deste domingo (8) que atropelou a Praça dos Três Poderes, em Brasília, resultou em um monte de entulhos, cacos de vidros e destruição no interior do Palácio do Planalto, STF (Supremo Tribunal Federal) e Congresso Nacional.

Enquanto extremistas se vangloriavam por terem produzido o caos, a área interna da sede dos poderes estava envolta numa nuvem de gás lacrimogêneo.

No lado de fora, um policial da cavalaria era cercado por manifestantes, derrubado e agredido por pessoas que seguravam pedaços de pau.

COMO A SITUAÇÃO CHEGOU A ESTE PONTO?

Durante a semana bolsonaristas foram convocados para invadir a Praça dos Três Poderes. Ônibus de diferentes estados chegaram neste sábado (7) no acampamento em frente ao QG do Exército.

No começo da tarde, os extremistas saíram em passeata afirmando que invadiriam Congresso, STF e Planalto.

Havia um contingente pequeno de PMs protegendo a Esplanada dos Ministérios, facilmente superado pelos golpistas.

Os extremistas invadiram os alvos sem que o governo federal e do Distrito Federal enviassem reforço

CONGRESSO NACIONAL

As sedes da Câmara dos Deputados e do Senado foram o primeiro alvo. O acesso dos extremistas foi tamanho que um homem sentou na cadeira do presidente da Câmara dos Deputados e fingia assinar leis.

No entorno, outros golpistas estavam festejando a entrada no local. Esta comemoração incluiu vandalismo:

- Presentes de autoridades estrangeiras foram saqueados;
- Fogo ateado no Salão Verde;
- Congresso inundado por causa da água usada para apagar o incêndio;
- Destruição de obras de arte;

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

As provas da depredação foram produzidas pelos próprios manifestantes, que gravavam imagens em meio a gritos efusivos de comemoração.

Os golpistas chegaram ao ponto de arrancar a porta da sala onde o ministro Alexandre de Moraes guardava a toga e colocar a imagem nas redes sociais. A depredação inclui:

- Brasão da República arrancado
- Cadeira dos ministros retiradas do local e colocadas em frente do STF
- Palácio do Planalto
- Crucifixo arrancado da parede do STF
- Destruição do busto de Ruy Barbosa
- Vidros quebrados
- Móveis destruídos
- Poltronas colocadas do lado de fora

Assine o Correio do Estado

 

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).