Política

Justiça

Tribunal mantém vereador do PSDB de Campo Grande fora da cadeia e com tornozeleira

Claudinho Serra, vereador da Capital, é réu por corrupção e lavagem de dinheiro por atos cometidos em Sidrolândia

Eduardo Miranda

13/05/2024 - 17h41

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul manteve o vereador Claudinho Serra (PSDB) fora da cadeia.

A Câmara também manteve as medidas cautelares estabelecidas pelo desembargador José Ale Ahmad Netto no dia 26 de abril, dia em que o vereador tucano foi libertado, como por exemplo, a de usar tornozeleira eletrônica, entre outras. 

“Houve vista apenas para análise da questão da competência. Pois, eu sustento que a Vara Criminal de Sidrolândia não tinha competência para analisar e deferir as medidas cautelares que quebra de sigilo, busca e apreensão e etc. Há um Provimento do TJMS que prevê que nestes casos de investigações realizadas por órgãos de combate à organização criminosa (como GECO, GAECO e outros) a competência é de uma das seis varas criminais de Campo Grande, com atribuição para atuarem em todo o Estado”, afirmou o advogado Tiago Bunning, que defende Claudinho Serra.

Serra passou 23 dias na prisão, no mês passado, acusado de crimes como lavagem de dinheiro, peculato e corrupção. 

O Ministério Público aponta ele como o chefe de um esquema de corrupção na cidade de Sidrolândia, descoberto em 2022, e que teria funcionado até o início de 2023 pelo menos, no período em que ele foi o Secretário de Fazenda daquele município. A prefeita da cidade é a sogra dele, Vanda Camillo (PP).

Como a decisão do desembargador Ale Ahmad Neto foi confirmada pela Câmara Criminal, as condições estabelecidas permanecem as mesmas.

São elas: 

  • Comparecer mensalmente em juízo para comprovar seu endereço;
  • Não frequentar bares ou restaurantes, ou locais de aglomeração de pessoas;
  • Não se aproximar das testemunhas. 
  • Comparecer a todos os atos processuais a que for intimado,
  • Não poderá se ausentar da comarca de seu domicílio sem prévia autorização,
  • Será monitorado por tornozeleira eletrônica e, por fim, não poderá sair de casa à noite, das 20h às 6h.

Renuncia: 

Vereadores se reúnem com Carlão e pressionam pela saída de Claudinho

 

Assine o Correio do Estado
 

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).