Política

PROJEÇÃO

Azambuja é eleito tesoureiro do PSDB Nacional e Riedel vice-presidente

A Comissão Executiva Nacional foi definida pelo Diretório Nacional eleito por meio de chapa única e o novo presidente é Marconi Perillo

Continue lendo...

Durante a 16ª Convenção Nacional do PSDB, realizada nesta quinta-feira (30/11), em Brasília (DF), o ex-governador Reinaldo Azambuja foi eleito tesoureiro da Comissão Executiva Nacional do partido para o mandato de 2023 a 2025 e o governador Eduardo Riedel como um dos vice-presidentes da legenda.

Já Marconi Perillo foi eleito presidente nacional da legenda, enquanto Gabriela Cruz foi reeleita a presidente do Tucanafro – segmento de militância negra do partido, e Cinthia Ribeiro, que é prefeita de Palmas (TO), foi eleita a presidente do PSDB-Mulher.
 
“Nesses 28 anos de política tenho muito orgulho de fazer parte como tesoureiro do partido. Já havia assumido como tesoureiro adjunto quando era deputado federal”, declarou Reinaldo Azambuja ao Correio do Estado, enquanto o governador Eduardo Riedel reforçou que é importante defender os valores do PSDB. “Somos soldados e guardiões de um conjunto de ações que não tenho dúvida que tem como consequência um Brasil melhor”, pontuou.
 
Riedel reforçou ainda as contribuições da sigla para a política nacional. “A gente chega aqui hoje com um partido que nunca perdeu as suas raízes e, principalmente, o seu rumo. Se precisar fazer oposição, nós somos oposição. Se precisar aplaudir medidas, de quem entendemos que não têm a mesma linha, nós vamos aplaudir. Mas nós temos personalidade própria”, destacou.

convencao nacional do psdb
 
Já Marconi Perillo completou que chegou ao cargo para servir e para ser um trabalhador pelo partido. “Eu estou seguro de que a gente pode traçar um caminho que nos leve a uma vitória. Temos que arregaçar as mangas e trabalhar para que a gente possa chegar forte lá na frente. Nós somos talvez o único partido, fora da polarização, que tem um nome, uma história que está sendo construída, que tem um propósito e que terá o melhor programa para o país”, disse.
 
Ele também exaltou a história do partido e como ela pode contribuir para o futuro do PSDB. “Temos a responsabilidade de buscar beber na experiência desses homens e mulheres que, ao longo do tempo, trabalharam e dirigiram o partido. Nós estamos ancorados em um passado que não nos envergonha. Pelo contrário, um passado de muito trabalho a favor do Brasil. Os êxitos do passado e a experiência do presente haverão de nos apontar o futuro, onde a gente transforme o PSDB”, afirmou.
 
Eduardo Leite, agora ex-presidente do PSDB e governador do Rio Grande do Sul, ressaltou que a sigla continua a sua jornada para trazer alternativas para melhorar a vida da população. “A gente quer fazer esse Brasil um país melhor. Não somos candidatos a mito, super-heróis, nem a salvadores da pátria. O PSDB é feito por homens e mulheres que têm a compreensão da necessidade de somarmos forças. Somos brasileiros que querem dar contribuição a este país, com um caminho de serenidade e sobriedade, sensatez e equilíbrio”, assegurou.
 
A prefeita de Palmas (TO) exaltou a evolução do PSDB-Mulher. “O PSDB Mulher atingiu um estágio de excelência na preparação de seus quadros. O momento que vivemos hoje é para comemorar a unicidade e a vitória do PSDB, que renasce sob um novo desígnio da união de cada uma de nós. União de discurso, união em prol de um país e do protagonismo que não abrimos mão”, completou.
 
A presidente do Tucanafro destacou a liderança do partido neste setor em que é referência. “Quem rompeu o mito da democracia racial neste país foi Fernando Henrique Cardoso. Foi ele quem implementou as políticas de igualdade racial. Então eu tenho orgulho de ser tucana. A luta não é só do negro. A luta é de todos nós”, falou.
 
Também participaram da 16ª Convenção Nacional do PSDB os ex-presidentes do partido, José Aníbal, Eduardo Azeredo e Teutônio Vilela Filho. O senador Izalci Lucas também esteve presente, além do líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Adolfo Viana, entre outras autoridades.

convencao nacional do psdb 2

Comissão Executiva Nacional do PSDB

Membros
 
Presidente de Honra: Fernando Henrique Cardoso
Presidente: Marconi Ferreira Perillo 
1º Vice-Presidente: Paula Mascarenhas 
2º Vice-Presidente: Duarte Nogueira
Vice-Presidente: Eduardo leite 
Vice-Presidente: Eduardo Riedel
Vice-Presidente: Raquel Lyra 
Vice-Presidente: Beto Richa
Vice-Presidente: Geovania de Sá
Vice-Presidente: Marcos Vieira 
 
Secretário-Geral: Paulo Abi-Akel 
1º Secretário: Pedro Cunha Lima  
2º Secretário: Savio Neves 
 
Tesoureiro: Reinaldo Azambuja  
Tesoureiro Adjunto: Micheli Petri  
 
Líder na Câmara dos Deputados: Dep. Adolfo Viana
 
Membros Efetivos da Executiva  
 
1) Izalci Lucas 
2) Plínio Valério 
3) Paulo Serra 
4) Nilson Leitão 
5) Hildon Chaves
6) Lena Pinto
7) Sebastião Madeira 
8) Pedro Vilela 
9) Débora Louse 
10) Luiz Carlos 
 
Ex-Presidentes
 
Fernando Henrique Cardoso
Pimenta da Veiga
Teotônio Vilela
José Aníbal
José Serra
Eduardo Azeredo
Tasso Jereissati
Aécio Neves
Bruno Araújo
Eduardo Leite
 
Suplentes:
 
1) Luiz Paulo Veloso Lucas
2) Thelma Oliveira 
3) Moema São Thiago
4) Ava Santiago 
5) Luciano Neves
6) Sergio Fernandes Ferreira 
7) Virgílio Melo
 
Secretariado:
 
Secretariado Nac. PSDB/Mulher: Cinthia Ribeiro
Secretariado Nac. da Juventude: Rodrigo Rizzo
Tucanafro: Gabriela Cruz 
Diversidade: Edgar de Souza

Assine o Correio do Estado

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

"Pé direito"

Gordinho do Bolsonaro pede boicote à Havaianas após comercial com Fernanda Torres

Deputado federal jogou chinelos no lixo e disse que irá passar virada do ano ouvindo Zezé de Camargo

22/12/2025 14h45

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Em polêmica que envolveu boa parte da direita, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), conhecido como "Gordinho do Bolsonaro" pediu boicote à Havainas após a atriz Fernanda Torres estrelar a nova propaganda da marca"alfinetando" indiretamente o espectro bolsonarista.

Na propaganda, a atriz afirma aos espectadores que não deseja que eles comecem o próximo ano "com o pé direito", fator que revoltou o deputado, que fez questão de descartar os chinelos em uma lixeira, gravar a ação e postar em suas redes sociais.

"Passei a minha vida inteira usando chinelo havaianas, mas infelizmente como eu não vou poder virar 2026 com o pé direito, aqui em casa vai pro lixo, havainas aqui na minha casa não entra mais, e tem outra vou passar a virada escutando Zezé de Camargo", destacou Gordinho. 

Abaixo, a íntegra da propaganda estrelada pela atriz. 

"Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama", diz Fernanda, no comercial.

Vale destacar que o comercial gerou polêmica com outros políticos da direita. O "jogo de palavras" com a conhecida expressão popular significou, para Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), entre outros, uma indireta ao espectro político da direita.

"Eu achava que isso aqui era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé, só que eu me enganei, disse Eduardo, antes de qualificar Fernanda Torres como alguém 'declaradamente de esquerda'", disse em suas redes sociais.

Até a publicação desta matéria, a declaração do deputado conta com 155 mil curtidas e mais de 15 mil comentários. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).