Política

ELEIÇÕES 2026

Candidatos 70+ vão tentar conquistar vagas na Assembleia Legislativa de MS

Zé Teixeira, Londres Machado, André Puccinelli, Zeca do PT e Jerson Domingos são dados como certos para o próximo pleito

Continue lendo...

No Estado, as eleições gerais do próximo ano prometem ser uma das mais concorridas, na comparação com as anteriores, em função do nível das figuras políticas que já colocaram seus respectivos nomes à disposição, a fim de disputarem cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).

Além disso, pela primeira vez, o pleito de 2026 projeta ter na disputa cinco caciques da política sul-mato-grossense na faixa etária acima dos 70 anos. Tratam-se dos deputados estaduais Zé Teixeira (PSDB), que tem 85 anos e terá 86 anos nas eleições, Londres Machado (PP), que tem 83 anos e fará 84 anos, e Zeca do PT, que tem 75 anos e terá 76 anos.

Também estão previstas as candidaturas do ex-governador André Puccinelli (MDB), que tem 76 anos e terá 77 anos no próximo ano, e do ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Jerson Domingos (sem partido), que tem 74 anos e fará 75 anos em novembro.

No caso de Domingos, ele terá de se aposentar da Corte de Contas em função da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Bengala, aprovada em 2015 e que altera a idade de aposentadoria compulsória – de 70 para 75 anos – dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos tribunais de Contas estaduais.

Em tempos de etarismo exacerbado nas redes sociais, ou seja, discriminação e preconceito baseados na idade, geralmente das gerações mais jovens em relação às mais velhas, principalmente no mercado de trabalho, os cinco caciques políticos de MS ignoram o preconceito e apostam na experiência adquirida para conquistar os eleitores.

“MUITO A CONTRIBUIR”

Esse é o caso de Zé Teixeira, o qual, ao Correio do Estado, disse que a idade não lhe atrapalha em nada.

“Eu serei candidato em 2026 porque acredito que ainda tenho muito a contribuir. Ao longo desses oito mandatos consecutivos, eu reuni experiência e tenho disposição para trabalhar ainda mais por MS”, afirmou.

O parlamentar complementou que o seu conhecimento de política e da realidade da população do Estado ajuda na hora de tomar decisões.

“Tenho prefeitos, vereadores e diversas lideranças que me apoiam por todo o Estado. Graças a Deus e ao meu trabalho, também tenho o reconhecimento do eleitor”, frisou.

Para ele, também não se pode esquecer que, por oito anos, foi o primeiro-secretário da Casa de Leis.

“Nesse período, aproximamos o Poder Legislativo da população e modernizamos a Alems, garantindo acessibilidade. Sou defensor do agronegócio, mas também tenho a atenção voltada para a educação e a saúde, porque sem elas acho que não vamos a lugar nenhum”, pontuou.

“OPORTUNIDADE”

Por sua vez, Londres Machado (PP) disse que disputar a reeleição é uma “oportunidade que Deus me dá de continuar atendendo a população sul-mato-grossense”.

“Fazer política é muito gratificante e renova as minhas forças. A experiência nos faz mais fortes e aumenta a nossa responsabilidade em continuar contribuindo para atender às aspirações e concretizar os sonhos das famílias de nosso estado”, argumentou.

Já no caso de Zeca do PT, ele confirmou ao Correio do Estado que é pré-candidato à reeleição.

“Ou seja, vou novamente me colocar à disposição do PT. Não tenho nenhuma dificuldade com relação à minha idade”, assegurou.

Ele adicionou que, aos 75 anos, se sente inteiro, mental, espiritual e fisicamente.

“Penso que posso e devo dar minha contribuição a MS, com a experiência de meus mandatos de vereador, deputado estadual e federal e governador”, concluiu.

O Correio do Estado procurou o ex-governador André Puccinelli e o conselheiro Jerson Domingos, entretanto, até o fechamento desta reportagem, não houve retorno de ambos – o espaço continua aberto.

SAIBA

A Constituição Federal não estipula limite máxima de idade para concorrer a qualquer cargo eletivo, entretanto, a legislação brasileira exige uma idade mínima para alguém ser presidente da República, senador, governador e vice-governador, deputado estadual/federal, prefeito e vice-prefeito e vereador.

No caso de presidente e senador, a idade mínima é 35 anos, enquanto para governador e vice é 30 anos. Já para deputado estadual/federal e prefeito e vice é 21 anos, enquanto para vereador é 18 anos.

O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 78 anos e 8 meses, é o mais idoso a comandar o País. Quando assumiu o posto pela terceira vez, em janeiro de 2023, o petista tinha 77 anos e foi o brasileiro mais velho a ser empossado como presidente do Brasil.

Assine o Correio do Estado

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

"Pé direito"

Gordinho do Bolsonaro pede boicote à Havaianas após comercial com Fernanda Torres

Deputado federal jogou chinelos no lixo e disse que irá passar virada do ano ouvindo Zezé de Camargo

22/12/2025 14h45

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Em polêmica que envolveu boa parte da direita, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), conhecido como "Gordinho do Bolsonaro" pediu boicote à Havainas após a atriz Fernanda Torres estrelar a nova propaganda da marca"alfinetando" indiretamente o espectro bolsonarista.

Na propaganda, a atriz afirma aos espectadores que não deseja que eles comecem o próximo ano "com o pé direito", fator que revoltou o deputado, que fez questão de descartar os chinelos em uma lixeira, gravar a ação e postar em suas redes sociais.

"Passei a minha vida inteira usando chinelo havaianas, mas infelizmente como eu não vou poder virar 2026 com o pé direito, aqui em casa vai pro lixo, havainas aqui na minha casa não entra mais, e tem outra vou passar a virada escutando Zezé de Camargo", destacou Gordinho. 

Abaixo, a íntegra da propaganda estrelada pela atriz. 

"Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama", diz Fernanda, no comercial.

Vale destacar que o comercial gerou polêmica com outros políticos da direita. O "jogo de palavras" com a conhecida expressão popular significou, para Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), entre outros, uma indireta ao espectro político da direita.

"Eu achava que isso aqui era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé, só que eu me enganei, disse Eduardo, antes de qualificar Fernanda Torres como alguém 'declaradamente de esquerda'", disse em suas redes sociais.

Até a publicação desta matéria, a declaração do deputado conta com 155 mil curtidas e mais de 15 mil comentários. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).