Política

CAMPO GRANDE

Coronel David é o mais cotado pelo PL para ser vice da prefeita Adriane Lopes

O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro já teria definido apoiar o PP da senadora Tereza Cristina na Capital

Continue lendo...

Com anúncio que teria sido feito pelo ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), de que o partido não lançará pré-candidato a prefeito de Campo Grande e apoiará a indicação da senadora Tereza Cristina (PP-MS), o nome do deputado estadual Coronel David ganhou força para ser o pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela atual prefeita Adriane Lopes.

Segundo fontes ouvidas pelo Correio do Estado, o parlamentar é o preferido, tanto pelas lideranças do PL, quanto pelas lideranças do PP devido ao prestígio dele junto aos eleitores da direita e também do centro em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul.

A análise dessas lideranças políticas dos dois partidos é de que o Coronel David aglutina o apoio de eleitores de várias vertentes políticas, além de ser um político centrado, experiente e com trânsito livre junto ao governador Eduardo Riedel (PSDB), à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e ao Congresso Nacional.

Além disso, o deputado estadual também é amigo de longa data de Jair Bolsonaro, sendo o responsável por trazer o então deputado federal e agora ex-presidente da República pela primeira vez a Mato Grosso do Sul, quando ele ainda estava iniciando a caminhada que o levaria à presidência da República do Brasil.

No entanto, o Correio do Estado procurou o Coronel David para conversar sobre essa possibilidade, afinal, recentemente ele retirou a pré-candidatura a prefeito da Capital pelo PL, dizendo que pretendia continuar sua carreira política no Legislativo de Mato Grosso do Sul.

Entretanto, infelizmente, até o fechamento desta matéria, o deputado estadual da direita não foi encontrado para comentar o assunto, porém, a reportagem ouviu pessoas próximas ao Coronel David e elas disseram que ele não teria interesse.

Por outro lado, esses interlocutores do parlamentar estadual acreditam que uma pessoa que poderia convencê-lo a aceitar o cargo de pré-candidato a vice-prefeito de Campo Grande seria o ex-presidente Bolsonaro, de quem o Coronel David é um amigo dos mais leais aqui em Mato Grosso do Sul.

O Correio do Estado ainda foi informado que a senadora Tereza Cristina já teria agendado uma reunião com Jair Bolsonaro em Brasília (DF) nesta semana que se inicia com a presença do deputado estadual do PL, quando deve ser feito esse trabalho de convencimento do Coronel David a aceitar mais essa missão na sua vitoriosa carreira política.

A reportagem apurou também que a senadora pretende apresentar, durante a reunião com Bolsonaro e Coronel David, as pesquisas de intenções de votos feitas em Campo Grande que apontam o parlamentar estadual como o nome mais forte do PL na disputa pela prefeitura de Campo Grande.

Ainda dentro desse trabalho de convencimento do Coronel David a ser o pré-candidato a vice-prefeito de Adriane Lopes, está a esposa do parlamentar, Ana Arminda, que está sendo fortemente assediada pelo PP para fazer o esposo aceitar o convite.

Entre as outras cartas na manga da senadora Tereza Cristina para convencer o Coronel David a ser o vice na chapa de Adriane Lopes está o compromisso do PP com o parlamentar de apoiá-lo como o virtual candidato a suceder a atual prefeita em 2028, caso ela seja reeleita neste ano.

A outra carta é que o deputado estadual seja um dos candidatos a senador em 2026 pelo PP, fazendo uma dobradinha com o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), entretanto, essa hipótese incluiria a saída do Coronel David do PL para migrar para o progressista, o que talvez não agrade Bolsonaro.

SAIBA

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções partidárias e registros de candidatura vão de 20 de julho a 5 de agosto. Nesse período, os partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Assine o Correio do Estado

POLÍTICA

Pela primeira vez, Assembleia Legislativa terá estande na Expogrande

No local, os deputados estaduais devem fazer reuniões voltados para a agricultura e pecuária

03/04/2025 17h30

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande FOTO: Divulgação ALEMS

Continue Lendo...

Na sessão ordinária desta quinta-feira (03), realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Gerson Claro, anunciou que, pela primeira vez, o Poder Legislativo terá um estande na maior feira agropecuária do Estado, a 85ª Expogrande, que começa nesta quinta-feira, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Segundo ele, este é um momento histórico, pois é a primeira vez que a Assembleia Legislativa terá um estande no evento. “Essa ação reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do agronegócio e com a aproximação com os produtores e a população”, disse.

No estande, que contará com materiais informativos e a presença de representantes prontos para dialogar e esclarecer dúvidas sobre as políticas implementadas e em andamento, os deputados estaduais devem fazer reuniões voltados para a agricultura, pecuária e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

De acordo com Gerson Claro, será um espaço para o intercâmbio de ideias e, principalmente, para estreitar os laços entre os parlamentares e os cidadãos do campo, que desempenham papel fundamental no crescimento econômico de Mato Grosso do Sul.

O tradicional evento da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) terá dez dias de programação com shows regionais e nacionais. Conforme a associação organizadora do evento, a expectativa financeira é pelo menos, repetir o desempenho financeiro do ano passado, que foi de R$ 577 milhões.

Serão dez dias de evento, que contará com shows, leilões, oportunidades de negócios e trações para as crianças. Para conferir a programação completa, clique aqui.

PREFEITURA TAMBÉM MARCARÁ PRESENÇA

Conforme divulgado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes abrirá as portas  do estande especial na 85ª Expogrande nesta quinta-feira (3). O espaço, que neste ano terá a parceria da Câmara Municipal, funcionará diariamente das 9h às 21h no Parque de Exposições Laucídio Coelho, até o dia 13 de abril, oferecendo serviços, atendimentos e debates estratégicos e fomento de negócios.

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande

Pelo terceiro ano consecutivo, a administração municipal marca presença no evento com um gabinete itinerante, onde o executivo e o legislativo realizarão encontros, despachos e compromissos oficiais. O objetivo é aproximar a gestão pública dos setores produtivos e estimular novas oportunidades de negócios.

Ao longo dos 11 dias de feira, o estande contará com palestras, workshops e oficinas sobre inovação, tecnologia e mercado, além de espaço para o artesanato e apresentações culturais, valorizando a identidade local.

Assine o Correio do Estado.

Novo líder

Após cassação, eleição para prefeito acontece neste domingo em cidade de MS

Cerca de 9,3 mil eleitores vão às urnas; horário de votação será das 7 às 16h

03/04/2025 17h00

Foto: Marcelo Victor/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Os 9.366 eleitores de Paranhos, interior do Estado, vão às urnas neste domingo (6) para eleger o novo prefeito e vice-prefeito do município. A eleição suplementar ocorre após a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), devido a irregularidades nas contas de sua gestão anterior, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A determinação pelo novo pleito decorre da Resolução nº 853/2025, assinada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar, no dia 21 de fevereiro. Assim como em 2024, o horário de votação será das 7 às 16h com previsão de totalização dos votos para às 18h (horários de MS). São 30 seções eleitorais distribuídas em cinco locais de votação.

Desde 1º de janeiro de 2025 o presidente da Câmara de Vereadores assumiu o cargo de prefeito do município de Paranhos, de forma interina, devendo exercê-lo até a posse do novo prefeito. Para o pleito do próximo domingo, concorrem aos cargos os candidatos Hélio Acosta (PSDB) e Alfredo Soares (MDB), da chapa Unidos Por Paranhos, e Jorge Ricardo Laurício (PT) e Doutor Vicente (PT), da Federação Brasil da Esperança.

A fim de evitar transtornos, a Justiça Eleitoral orienta aos eleitores de Paranhos a consultarem previamente seus locais de votação, que pode ser feito por meio do site do TRE-MS ou pelo aplicativo e-Título.

Preparativos

A partir desta quinta-feira (3), as urnas eletrônicas serão entregues aos 120 mesários junto com o material de apoio e suporte. O local de totalização dos votos, por sua vez, terá lugar no Posto de Atendimento do município, localizado na Avenida Marechal Dutra, 2111, Centro.

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).