Política

NOVA ANDRADINA

Dione Hashioka e Dr. Leandro estão tecnicamente empatados

Os levantamentos foram realizados pelo IPR/Correio do Estado

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Pesquisa de intenções de votos para a prefeitura de Nova Andradina, realizada pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR) e pelo Correio do Estado entre os dias 27 e 30 de setembro junto a 303 moradores, com 16 anos ou mais, revela que a ex-deputada estadual Dione Hashioka (União Brasil) e o vereador Dr. Leandro (PSDB) estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro tanto na espontânea quanto na estimulada.

Na pesquisa espontânea, quando não são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, Dione teve 34,65% das intenções de votos, enquanto o seu adversário direto, Dr. Leandro, teve 33,99% – ou seja, ambos estão tecnicamente empatados.

Já Milton Sena (PDT) teve 5,61%, Marcos Dan (PT) recebeu 1,3% e Marcos Guimarães (Novo) levou 0,33%. 
Votos brancos e nulos somaram 2,97% e indecisos totalizaram 21,12%.

No levantamento estimulado, quando são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, Dione tem 39,93% dos votos, enquanto Dr. Leandro aparece com 39,60% – isto é, os dois continuam tecnicamente empatados.

Enquanto isso, Milton Sena obteve 7,26%, Marcos Dan fez 2,64% e Marcos Guimarães alcançou 0,66%. Votos brancos 
e nulos somaram 3,63% e indecisos totalizaram 6,27%.

O IPR/Correio do Estado ainda fez o cálculo apenas com os votos válidos, que na prática exclui os votos brancos e nulos. Mesmo assim, Dione Hashioka e Dr. Leandro seguem tecnicamente empatados, sendo 44,32% para a ex-deputada estadual e 43,96% para o vereador, enquanto Milton Sena chegou a 8,06%, Marcos Dan recebeu 2,93% e Marcos Guimarães fez 0,73%.

REJEIÇÃO

O IPR/Correio do Estado ainda levantou a rejeição dos candidatos a prefeito de Nova Andradina. Nesse quesito, 16,83% dos entrevistados falaram que, se a eleição fosse hoje, não votariam de jeito nenhum em Marcos Dan, enquanto 16,17% citaram Dione Hashioka.

Depois, 14,19% falaram o nome de Marcos Guimarães e de Milton Sena, enquanto 8,25% citaram Dr. Leandro. 
Já 19,47% dos entrevistados não rejeitaram nenhum deles, 2,97% rejeitaram todos, 0,66% votou branco/nulo e 7,26% seguiram indecisos.

O IPR/Correio do Estado também perguntou aos 303 entrevistados sobre quem será eleito prefeito de Nova Andradina na eleição deste ano, independentemente dos seus respectivos votos. Nesse quesito, 43,23% citaram o nome de Dione Hashioka, enquanto 37,62% falaram o nome de Dr. Leandro.

Já 2,31% dos entrevistados declararam o nome de Milton Sena, 0,33% apontou tanto Marcos Dan quanto Marcos Guimarães. Outros 16,17% seguiram indecisos.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MS-08513/2024, tendo margem de erro de 5,6 pontos porcentuais (p.p) para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

 ANÁLISE

Segundo o diretor do IPR, Aruaque Fressato Barbosa, os números demonstram uma disputa acirrada, com Dione Hashioka ganhando por menos de 1%.

“Ou seja, são dois votos de diferença só. Então, a eleição está totalmente aberta. Na espontânea, ela foi com 34,65% e Dr. Leandro com 33,99%, o que dá 34 votos, enquanto na estimulada deu 39,93% para ela 
e 39,60% para ele, sendo apenas 6% de indecisos”, pontuou.
Barbosa complementou que o resultado final é imprevisível, ficando difícil falar quem dos dois vai ganhar a eleição no município.
“Temos de lembrar que a margem de erro ainda é de 5,6 p.p para mais ou para menos, ou seja, a questão dos indecisos e da margem de erro pode fazer um dos candidatos abrir uma certa vantagem”, projetou o diretor do IPR.

Política

Produtora nega elo com produção de vídeos que atacam Beto Pereira

Alvo de operação, empresa TAG ME Mídias afirma que foi contatada por produtora que disse estar trabalhando na campanha da candidata Rose Modesto e pediu orçamento para contratação de ator com características de Beto

03/10/2024 18h16

Polícia Federal cumpriu mandados contra envolvidos em produção de vídeos fake contra Beto Pereira

Polícia Federal cumpriu mandados contra envolvidos em produção de vídeos fake contra Beto Pereira Foto: Divulgação

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Alvo da Polícia Federal em operação contra produção e divulgação de informações falsas sobre o candidato a prefeito de Campo Grande, Beto Pereira, a empresa TAG ME Mídias negou, em nota, que tenha qualquer envolvimento com o caso, mas afirmou ter sido contatada por uma produtora, que afirmou trabalhar na campanha da candidata Rose Modesto e pediu orçamento para contratação de ator com características semelhantes ao do candidato do PSDB.

Em áudios que o Correio do Estado teve acesso, que teria sido encaminhado pela produtora identificada como Iolanda à TAG, ela se afirma que está trabalhando na campanha de Rose e solicita um ator com as características de políticos do PSBD para gravação de comercial.

"Eu tô fazendo a campanha da Rose novamente e a príncipio a gente precisa de um ator que seja parecido com o Beto Pereira. Você conhece o adversário da Rose, o Beto Pereira, que é do PSDB? É um comercial que a gente vai fazer", diz a pessoa.

"Deixa eu te falar, agora a gente está precisando, não precisa ser parecido, mas com as mesmas características do Reinaldo Azambuja e do Riedel. O Reinaldo tem que ser baixinho, magro e de cabelo branco, grisalho, e o Riedel tem que ser alto e gordo, não gordo, mas barrigudo, forte. Você tem algum no seu cast assim? Não precisa ser igual, mas tem que ter essas características", complemeta.

Ouça o áudio:

Em nota, a TAG afirma que foi contatada pela produtora Iolanda Pereira de Araújo, que solicitou o orçamento apenas para a contratação do ator, não sendo tratado nada sobre roteiro, pois a solicitação estava limitada exclusivamente ao perfil dos atores.

"A negociação não foi concluída e a contratação do ator jamais aconteceu, ou seja, não há nenhuma ligação da TAG ME Mídias com a suposta veiculação de fake news envolvendo qualquer político", diz a nota.

A empresa afirma ainda que atua no ramo de marketing, sendo a principal atividade fornecer casting de atores, modelos e figurantes para as produções.

Confira a nota na íntegra:

Os advogados subscritores vêm a público esclarecer os fatos noticiados hoje, envolvendo a empresa TAG ME MÍDIAS, fornecendo informações detalhadas sobre o ocorrido, a fim de garantir a transparência e evitar qualquer interpretação equivocada dos acontecimentos.

A TAG ME MÍDIAS, empresa atuante no ramo de marketing, explica que uma de suas principais atividades é fornecer casting de atores, modelos e figurantes para diversas produções, como anúncios publicitários, filmes, eventos e ações promocionais.

Esclarecemos que, no dia 31 de agosto de 2024, a empresa foi contatada pela produtora Iolanda Pereira de Araújo, que solicitou um orçamento para a contratação de um ator com características físicas semelhantes ao candidato à prefeitura de Campo
Grande, MS, Beto Pereira. Não foi tratado nada sobre roteiro, pois a solicitação estava limitada exclusivamente ao citado perfil.

A negociação não foi concluída e a contratação do ator jamais aconteceu, ou seja, não há nenhuma ligação da TAG ME MÍDIAS com a suposta veiculação de fake news envolvendo qualquer político.

Reafirmamos nosso total compromisso com a transparência e profissionalismo nas relações comerciais, destacamos que não houve envolvimento da empresa em nenhuma atividade de campanha eleitoral ou produção de material vinculado à disputa eleitoral.

A TAG ME MÍDIAS permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Campo Grande, MS, 3 de outubro 2024.

RODRIGO NUNES FERREIRA
OAB-MS 1571

IRO GONÇALVES DIAS
OAB-MS 16103

GLAUBERTH RENATO LUGNANI HOLOSBACH
OAB-MS 15388 

Operação

A operação foi deflagrada devido a uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para identificar os financiadores de um esquema que estaria produzindo filmes supostamente mentirosos que atacam o candidato.

A denúncia foi feita pela Coligação Juntos pela Mudança (Federação PSDB/Cidadania/PSD/PSB/Pode/MDB/Solidariedade/Republicanos/PL), alegando que houve financiamento e operação de atos criminosos para criação e distribuição de fake news, que teriam, segundo a denúncia, objetivo de beneficar uma candidatura em detrimento do candidato da coligação requerente.

Ainda segundo a denúncia, a agência de recrutamento de atores, a TAG ME Mídias, o ator  Matheus dos Santos Lopes e o influenciador digital Marcos Antonio Davalo Gimenes, responsável pelo perfil @vinte067 no Instagram, estariam envolvidos na criação de conteúdos enganosos com o objetivo de manipular o resultado das eleições na capital.

Os fatos teriam começado no mês de agosto, quando houve a contratação de atores com as mesmas características físicas de Beto Pereira para produção de vídeos envolvendo violência doméstica e outros conteúdos pejorativos.

Em um dos vídeos produzidos, o ator  interpreta o político apelidado de "Neto Playboy", veste-se de maneira semelhante a Beto Pereira e percorre um bairro deixando um rastro de sujeira ao cumprimentar os moradores.

Durante a cena, o narrador afirma: "Quando você vota em um candidato ficha suja, a sujeira volta pra você. Segundo a defesa de Beto, o vídeo foi amplamente distribuído em grupos de WhatsApp e atingiu um grande número de eleitores nas vésperas da eleição.

Durante a operação, a PF apreendeu computadores, tablets, celulares, anotações e documentos relacionados as eleições, a fim de tentar identificar uma rede de colaboradores que atuava na produção e veiculação dos vídeos.

Os bens apreendidos passarão por perícia e as investigações seguem para apurar um possível mandante e financiador dos vídeos divulgados. 

ELEIÇÕES 2024

Duas zonas eleitorais podem definir quem vai para o 2º turno na Capital

A 8ª e a 53ª zonas eleitorais aglutinam 261.486 eleitores, o que representa 40,5% dos 646.216 eleitores do município

03/10/2024 08h00

Gerson Oliveira

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O município de Campo Grande conta com seis zonas eleitorais – 8ª, 35ª, 36ª, 44ª, 53ª e 54ª –, distribuídas em 235 locais de votação e 2.238 seções. Elas receberão neste domingo 646.216 eleitores que têm a missão de escolher o próximo prefeito para o quadriênio 2025-2028.

Por enquanto, conforme as pesquisas de intenções de votos, há uma grande probabilidade de termos um segundo turno, e os prováveis postulantes são a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil), o deputado federal Beto Pereira (PSDB) e a atual prefeita Adriane Lopes (PP).

No entanto, poucos eleitores campo-grandenses sabem que apenas duas zonas eleitorais do município têm o poder de definir quais serão os dois candidatos que avançarão para o segundo turno do pleito eleitoral.

São elas a 8ª e a 53ª zonas eleitorais que, juntas, aglutinam 261.486 eleitores, o que representa 40,5% do total de 646.216 eleitores campo-grandenses, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

A maior delas é a 53ª zona eleitoral, que, sozinha, tem 136.883 eleitores distribuídos em 44 locais de votação e 470 seções eleitorais, enquanto a segunda maior é a 8ª zona eleitoral, que tem 124.603 eleitores distribuídos em 39 locais de votação e 417 seções.

As outras quatro zonas eleitorais – 35ª (117.292), 36ª (105.714), 44ª (92.796) e 54ª (68.928) – concentram 384.730 eleitores, distribuídos em 152 locais de votação e 1.351 seções eleitorais.

FOCO

Porém, nessa reta final do primeiro turno, os candidatos Rose Modesto, Beto Pereira e Adriane Lopes, que têm as maiores chances de seguirem para o segundo turno, devem concentrar foco na 8ª e na 53ª zonas.

No caso da zona 53ª, a maioria dos 44 locais de votação está concentrada no Centro e nos bairros Vila Carvalho, Vila Progresso, Vila Piratininga, Vila Nhanhá, Universitário 2, Aero Rancho, Lageado, Jardim Los Angeles, Parati, Jardim Canguru e Dom Antônio Barbosa.

Já a 8ª zona eleitoral tem a maioria dos 39 locais de votação distribuída pelo Centro e pelos bairros Itanhangá, Miguel Couto, Tiradentes, Maria Aparecida Pedrossian, Vilas Boas, Itamaracá, Universitário, Moreninhas, Arnaldo Estevão de Figueiredo e Jardim Noroeste, bem como o distrito de Anhanduí.
A partir de hoje, os três candidatos terão pouco mais de dois dias para tentar conquistar novos eleitores ou fazer com que aqueles que já definiram os votos mudem de decisão.

Portanto, nada mais aconselhável que eles concentrem as suas respectivas “artilharias” nos bairros dessas duas regiões, pois a chance de obter êxito é maior.
Essas duas zonas eleitorais podem ser consideradas como “pêndulos”, ou seja, repetem a lógica do swing states norte-americano (estados-pêndulos), pois não há maioria eleitoral estabelecida. Entretanto, por conta do número de eleitores, costumam ser decisivos para o resultado da disputa pela cadeira de chefe do Executivo municipal. 

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