O Senado promove sessão especial na terça-feira (20), às 11h, para a solenidade de entrega do Diploma José Ermírio de Moraes, em sua quinta edição.
Neste ano, receberão o diploma a empresa Baterias Moura; a empresária e controladora do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Vidal Queiroz; e o secretário-executivo do Fundo
Constitucional do Centro-Oeste do governo de Goiás, Orcino Gonçalves da Silva Júnior. Eles foram escolhidos dentre 24 concorrentes. O senador Armando Monteiro (PTB-PE) é o presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes desde 2011.
O Diploma José Ermírio de Moraes foi criado em 2009 para agraciar personalidades de destaque no setor industrial que tenham “oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do país”.
A premiação é conferida, todos os anos desde 2010, em sessão do Senado no Dia Nacional da Indústria (25 de maio), ou data próxima, a três empresas e/ou empresários do setor industrial que se destacaram na promoção do crescimento econômico, geração de emprego e renda e programas de responsabilidade e valorização ambiental, cultural, social e econômica do país.
José Ermírio de Moraes
José Ermírio de Morais nasceu em Nazaré da Mata (PE) em 21 de janeiro de 1900 e faleceu em 1973.
Ele estudou engenharia de minas nos Estados Unidos e, quando retornou ao Brasil, casou-se com Helena Pereira Inácio, filha do industrial português Antônio Pereira Inácio, dono do maior complexo de tecelagem do Brasil à época, 1925, a Fábrica Votorantim.
José Ermírio assumiu a diretoria dos negócios do sogro e, nas décadas seguintes, abriu uma indústria de cimento, fundou a Companhia Nitroquímica, criou a Usina Siderúrgica de Barra Mansa e a Companhia Brasileira de Alumínio. Foi senador pelo PTB de Pernambuco entre 1963 e 1971.
Atualmente, o Grupo Votorantim, comandado pelo filho Antônio Ermírio de Moraes, atua nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno, especialidades químicas e suco de laranja.


