Política

ELEIÇÕES 2024

Disputando contra 'duas máquinas', Rose aposta em Deus e na população para vencer

Candidata afirmou que está confiante, otimista, esperançosa e com sentimento de dever cumprido

Continue lendo...

Candidata à prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto (União), aposta em Deus e na população campo-grandense para vencer neste segundo turno das eleições municipais, que acontece neste domingo (27).

Neste dia decisivo, Rose afirmou que a expectativa é grande e que está confiante, otimista, esperançosa e com sentimento de dever cumprido, mesmo disputando contra três ‘máquinas’ no primeiro turno e duas no segundo turno.

Neste caso, as três máquinas em que se refere no primeiro turno são governo municipal (Adriane Lopes), estadual (Beto Pereira/Eduardo Riedel) e federal (Camila Jara/Lula). Já as duas máquinas em que se federe no segundo turno são governo municipal (Adriane Lopes) e estadual (Eduardo Riedel).

“Uma eleição que nós disputamos com as dificuldades de não ter praticamente nenhum partido junto. Quase 70% dos eleitores não quiseram votar na gestão que está aí e distribuíram os votos entre eu e os demais candidatos que não chegaram no segundo turno”, explicou Rose em coletiva de imprensa realizada neste domingo (27) de eleições.

A candidata votou pontualmente às 10:18, na Escola Municipal Danda Nunes, localizada na rua Caliandra, número 225, bairro Vivendas do Bosque, em Campo Grande.

Sua votação durou quatro segundos. Ela chegou pontualmente às 10:14 no local de votação, acompanhada do irmão e deputado estadual, Rinaldo Modesto (Podemos), vestindo uma camisa branca, calça verde e sapatênis azul.

Após a votação, a candidata irá aproveitar o domingo com família, amigos e apoiadores em casa. A partir das 16h, irá acompanhar a apuração dos votos em seu comitê, localizado na esquina das avenidas Fernando Corrêa da Costa e 14 de julho.

“É um sentimento de dever cumprido, tenho certeza que hoje vai ser um dia bastante especial para a gente. Eu tenho a sensação que tudo que precisava ser feito, eu fiz. Fui ouvir o povo, construí o nosso plano de governo ouvindo a população, apresentei propostas, Fiz críticas construtivas, nunca fui no lado pessoal, não fiz campanha mentindo. A partir de agora, eu aceito de coração, primeiro, a vontade de Deus nesse processo e segundo, a vontade do povo”, afirmou a candidata.

De acordo com Rose, é inédito duas mulheres disputarem a prefeitura de uma Capital.

“Eu penso que as mulheres, assim como os homens, têm a sua capacidade de poder ocupar qualquer espaço. Tanto é que em 125 anos nós teremos uma mulher prefeita de Campo Grande. É muito bom que as mulheres conquistem esses espaços, mas o eleitor também não vai votar em qualquer mulher, vai votar na mulher que ele sente a firmeza, a tranquilidade e, acima de tudo, a certeza de quem é a mais preparada para poder conduzir a nossa cidade”, pontuou Rose.

Questionada como será sua relação com o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB) caso eleita, Rose afirmou que será extremamente positiva.

“O diálogo e a relação com o governador Eduardo Riedel é extremamente positiva e sempre foi. Minha relação com ele é extremamente positiva, boa e muito saudável. O governador jamais vai virar as costas para Campo Grande. O que ele precisa é de uma prefeita que apresente a ele os bons projetos, que a prefeitura cumpra a missão dela para que o governo possa entrar junto para fortalecer e fazer de Campo Grande uma cidade ainda melhor para a gente viver”, disse.

Sua rival, Adriane Lopes (Progressistas) votou às 11 horas na Escola Municipal Professor Virgílio Alves de Campos, localizada na rua Jamil Basmage, bairro Mata do Jacinto, próximo ao Cotolengo.

Resultado definitivo das eleições municipais deve ser divulgado até 17 horas deste domingo (27).

2º TURNO

Em Campo Grande, neste domingo (27), 646.216 eleitores irão votar em seis zonas eleitorais (8ª, 35ª, 36ª, 44ª, 53ª e 54ª) distribuídas em 235 locais de votação e 2.238 seções. Ao todo, 2.278 urnas eletrônicas serão disponibilizadas para votação

Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) disputarão o segundo turno das eleições municipais em Campo Grande, no dia 27 de outubro.

A prefeita Adriane Lopes obteve 140.913 votos (31,67%) dos votos, enquanto Rose Modesto alcançou 131.525 votos (29,56%) no primeiro turno. 

Beto Pereira atingiu 115.516 votos (25,96%), a petista Camila Jara fez 41.966 votos (9,43%), o representante do Novo, Beto Figueiró, somou 10.885 votos (2,45%), o candidato do PSOL, Luso Queiroz, chegou a 3.108 votos (0,7%) e o do DC, Ubirajara Martins, ficou com 1.067 votos (0,24%).

Resultado definitivo das eleições municipais deve ser divulgado até 17 horas deste domingo (27). A abstenção no primeiro turno foi de 25%, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). 

ELEIÇÕES 2024

Para Riedel, 2º turno na capital representa o crescimento político das mulheres no Estado

Neste domingo os campo-grandenses elegerão pela 1ª vez na história uma mulher para o cargo de prefeita

27/10/2024 09h45

Governador Eduardo Riedel (PSDB) votou nesta manhã de domingo para o pleito eleitoral da prefeitura de Campo Grande

Governador Eduardo Riedel (PSDB) votou nesta manhã de domingo para o pleito eleitoral da prefeitura de Campo Grande Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Em seu local de votação, o Governador Eduardo Riedel (PSDB) comentou que a disputa entre duas mulheres para assumir o cargo de prefeitura na capital demonstra o crescimento político feminino nas eleições em Mato Grosso do Sul.

Pela primeira vez nas eleições municipais de Campo Grande, duas candidatas disputam no 2º turno o cargo de prefeita.

Em entrevista, Riedel opinou sobre a relevância da disputa pela prefeitura de Campo Grande entre Adriane Lopes (Progressistas) e Rose Modesto (União Brasil), após votar nesta manhã na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann.

"Chegamos aqui em uma eleição com duas mulheres disputando a prefeitura de Campo Grande, eu acho isso excepcional, o Mato Grosso do Sul têm esta tradição de ter grandes mulheres líderes. Nós temos muito espaço para ocupar mas estamos no caminho, e acredito eu que esta eleição demonstra isso", declarou o governador do Estado.

Riedel também afirmou estar confiante em sua escolha política, de apoiar no 2ª turno a eleição da Adriane Lopes, já que o candidato Beto Pereira (PSDB), apoiado pelo governador nestas eleições, ficou de fora da disputa no 1º turno. "Tenho conversado com ela [Adriane], com a senadora [Tereza Cristina] e com todos que estão envolvidos com essa candidatura. Estamos confiantes, pela trajetória que ela teve ao longo deste processo eleitoral".

O governador do Estado não vai acompanhar em Campo Grande a apuração dos votos, Eduardo Riedel viaja para fora do país nesta tarde, para cumprir uma agenda política em Londres, na Inglaterra.

Neste evento o governador vai palestrar sobre sustentabilidade no Pantanal, e retornará somente na quarta-feira.

PREFEITAS ELEITAS

Nestas eleições, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 12 tiveram mulheres eleitas prefeitas, e como Campo Grande tem duas candidatas disputando o segundo turno, já é possível afirmar que o estado terá 13 mulheres no comando do executivo municipal a partir de 2025 - número que corresponde a 16,4% do total.

Dentre as mulheres, a mais votada foi Wanderleia Caravina, em Bataguassu, que recebeu 75,8% dos votos. Confira a lista completa:

  • Água Clara: Gerolina (PSDB) - 74,82% - reeleita
  • Aral Moreira: Dra. Elaine (MDB) - 54,80%
  • Bataguassu: Wanderleia Caravina (PSDB) - 75,81%
  • Bodoquena: Girleide (MDB) - 73,97%
  • Brasilândia: Márcia Amaral (PSDB) - 61,30%
  • Campo Grande: 2º turno - Adriane Lopes (PP) ou Rose Modesto (União Brasil)
  • Caarapó: Professora Lurdes (PL) - 55,33%
  • Douradina:Nair Branti (PSD) - 53,96%
  • Eldorado:Fabiana (PP) - 51,37%
  • Jateí:Cileide Cabral (PSDB) - 50,05%
  • Mundo Novo:Rosária (PSDB) - 56,18% 
  • Sonora:Clarice (MDB) - 59,93%
  • Coronel Sapucaia: Niágara Kraievski (PP) - 42,10%

Nas eleições municipais passadas, apenas cinco candidatas haviam sido eleitas: Rhaiza Matos (PSDB), em Naviraí; Gerolina da Silva Alves (até então do PSD), em Água Clara; Clediane Matzenbacher (DEM), em Jardim; Ilda Salgado Machado (PSD), em Fátima do Sul; e Marcela Ribeiro Lopes (PSDB), em Corguinho.

(Colaborou: Alanis Netto)

ELEIÇÕES 2024

Nas primeiras horas de votação, duas urnas eletrônicas são substituídas

Primeiras horas de eleição são consideradas tranquilas em Campo Grande

27/10/2024 09h15

Urna eletrônica

Urna eletrônica GERSON OLIVEIRA

Continue Lendo...

De acordo com balanço parcial divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), duas urnas eletrônicas foram substituídas e outras quatro foram detectadas com defeito, nas primeiras horas de votação, entre 7h e 9h, neste domingo (27) de eleições, em Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, as primeiras horas de eleição foram classificadas como tranquilas na Capital.

Urna eletrônicaMovimento na escola com maior número de eleitores em Campo Grande. Foto: Marcelo Victor

O trânsito está tranquilo, sem grande fluxo de carros nas ruas. Existem filas para votar em algumas escolas. Não há grande quantidade de derramamento de santinhos nas calçadas.

O balanço total do TRE-MS será divulgado no fim do dia.

O governador de MS, Eduardo Riedel, foi uma das primeiras autoridades a votar neste segundo turno. O chefe do executivo estadual votou às 7h30min na Escola Estadual Maestro Frederico Lierbermann, localizada na avenida Monte Castelo, número 50, bairro Monte Castelo.

A candidata à prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto (União), irá votar às 10h na Escola Municipal Danda Nunes, localizada na rua Caliandra, número 225, bairro Vivendas do Bosque.

Já a candidata à reeleição, Adriane Lopes (Progressistas), irá votar às 11h na Escola Municipal Professor Virgílio Alves de Campos, localizada na rua Jamil Basmage, bairro Mata do Jacinto, próximo ao Cotolengo.

Em Mato Grosso do Sul, Campo Grande é a única cidade em que há segundo turno. No restante dos 78 municípios, a eleição foi decidida no primeiro turno.

Ao todo, 646.216 eleitores irão votar em seis zonas eleitorais (8ª, 35ª, 36ª, 44ª, 53ª e 54ª) distribuídas em 235 locais de votação, 2.238 seções e 2.278 urnas eletrônicas.

Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) disputarão o segundo turno das eleições municipais em Campo Grande, no dia 27 de outubro.

A prefeita Adriane Lopes obteve 140.913 votos (31,67%) dos votos, enquanto Rose Modesto alcançou 131.525 votos (29,56%).

Beto Pereira atingiu 115.516 votos (25,96%), a petista Camila Jara fez 41.966 votos (9,43%), o representante do Novo, Beto Figueiró, somou 10.885 votos (2,45%), o candidato do PSOL, Luso Queiroz, chegou a 3.108 votos (0,7%) e o do DC, Ubirajara Martins, ficou com 1.067 votos (0,24%).

A abstenção no primeiro turno foi de 25%, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).