Política

em Brasília

Elizeu Dionizio toma posse como deputado para defender a família e o terceiro setor

Elizeu prometeu defender a família e o terceiro setor

CLODOALDO SILVA, DE BRASÍLIA

10/02/2015 - 18h20
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"Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". Com essas palavras, Elizeu Dionizio (Solidariedade- SD) tomou posse na Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (10), em Brasília.

O parlamentar  enfatizou que suas bandeiras na Casa de Lei serão para  garantir a geração e melhoria na qualidade dos empregos, viabilizar investimentos federais para Mato Grosso do Sul, apoiar o 3º setor e assegurar o respeito aos direitos da família brasileira. “Por ser filho de pastor, a família e o respeito ao próximo são preceitos  morais e éticos que eles me ensinaram, sempre segui e vou continuar a defender no Congresso Nacional”, enfatizou o parlamentar, destacando que “minha trajetória sempre esteve ligada ao 3.º setor, às pessoas mais humildes e ao Povo de Deus. São a eles e a todos os sul-mato-grossenses que confiaram em mim e me elegeram que devo o meu muito obrigado!!”. O deputado recebeu cerca de 40 mil votos.

Também o parlamentar agradeceu a sua família, citando os pais: Antonio Dionizio da Silva, Pastor e Presidente da Assembleia de Deus Missões; a mãe:  a Missionária Elizabeth Souza da Silva; as duas irmãs, os cunhados, os sobrinhos e todos que de alguma forma contribuíram para o seu trabalho.

Elizeu Dionizio dedicou o resultado desta trajetória que o levou à Câmara dos Deputados, em Brasília, a sua  esposa Juliane Chaia Dionizio, “mulher, mãe, médica, grande profissional, que me deu todo o apoio nessa trajetória. Foi compreensiva nos momentos difíceis, me ouviu, me estendeu a mão e suportou a pressão da vida pública e que me deu o meu maior presente: minha filha Clarice!!”

O pai, esposa e filha participaram da solenidade, ficando ao lado do parlamentar na Mesa Diretora. 

Política

Enem: candidato deve justificar ausência em 2024 para ter isenção

Prazo para comprovação será de 14 a 25 de abril

31/03/2025 20h00

Foto: Marcelo Victor

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Os candidatos que não compareceram a um ou a dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 precisam justificar as ausências, se quiserem solicitar a gratuidade da taxa de inscrição do Enem 2025. O prazo será de 14 de abril até as 23 horas e 59 minutos de 25 de abril.

O período para os dois procedimentos está no edital publicado pelo Instituto Nacional De Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (31).

A justificativa de ausência no Enem 2024 e a solicitação de isenção da taxa de inscrição devem ser feitas online na página do participante do exame, com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e login único no portal Gov.br.

Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma. O edital do Inep definiu que não há possibilidade de justificar ausência no Enem 2024 sem solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2025, uma vez que a justificativa é realizada no mesmo sistema de solicitação de isenção.

Documentação

O Inep determinou regras para justificativa de ausência no Enem 2024, nos dias de aplicação regular do exame (3 ou 10 de novembro de 2024) ou nas datas de reaplicação das provas, realizadas entre 10 e 11 de dezembro de 2024.

Não serão aceitos documentos auto declaratórios ou emitidos pelos pais ou responsáveis pelos participantes. Conforme o edital, as situações e os documentos aceitos pelo Inep são:

  • assalto/furto - boletim de ocorrência policial com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do fato ocorrido;
  • acidente de trânsito - boletim de ocorrência policial com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do acidente de trânsito ocorrido antes das 13 horas
  • casamento/união estável - certidão de casamento ou contrato de união estável legível assinado em uma destas datas, com nome completo do participante.
  • morte na família - certidão de óbito do cônjuge ou companheiro, pai, mãe ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco ocorrido em um destes dias;
  • maternidade e paternidade- certidão de nascimento ou de adoção legível em que conste o nome completo da participante;
  • mudança de domicílio para acompanhamento de familiar - documento que comprove o acompanhamento de familiar (cônjuge ou companheiro, pai, mãe ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado) deslocado para outra cidade, de 8 de junho 2024 a 12 de dezembro de 2024, com documentação que comprove o parentesco;
  • privação de liberdade - mandado de prisão com o nome do participante que ateste privação de liberdade nos dias das provas;
  • emergência/internação/repouso médico ou odontológico - atestado médico ou odontológico legível, com o nome completo do participante especificando a necessidade da internação/repouso ou CID; número do Conselho Regional de Medicina (CRM) e a assinatura do médico. Também serão aceitos atestados de acompanhamento de familiar, contendo o nome completo do participante.
  • trabalho - declaração com o nome completo do participante, a justificativa de exercício de atividade profissional, número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), identificação e assinatura do empregador;
  • Intercâmbio acadêmico - documento assinado, em língua portuguesa, da instituição de ensino internacional que comprove intercâmbio, período do curso, e contenha o nome do participante;
  • atividade escolar - declaração ou documento assinado que comprove a participação do estudante em atividade escolar, no Brasil ou no exterior.
  • O Inep alerta que se forem constatadas informações falsas para conseguir a isenção da taxa de inscrição indevidamente, o candidato será eliminado do Enem 2025, a qualquer tempo, e deverá ressarcir o valor à União.

Já os documentos aceitos nos recursos da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição estão disponíveis no anexo II do edital que trata do tema, entre eles comprovantes de benefícios concedidos por programas sociais; declaração escolar que comprove estar cursando a última série do ensino médio em 2025, na rede pública; comprovante da renda; entre outros. 

Direito a fazer o Enem de graça

Será isento do pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025 o participante que preencher um dos seguintes requisitos:

quem está matriculado na terceira série do ensino médio (neste ano de 2025) em escola pública;

quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);

Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).

Cronograma


A justificativa de ausência no Enem 2024 e a solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025 na página do participante do exame serão anteriores à inscrição geral, seguindo as datas abaixo:

  • solicitação de isenção da taxa/justificativa de ausência: 14 a 25 de abril;
  • resultado das solicitações de isenção da taxa/justificativa de ausência: 12 de maio;
  • período de recursos para quem teve reprovado o pedido de isenção ou a justificativa de ausência: 12 a 16 de maio;
  • resultado dos recursos: 22 de maio.


O participante que tiver a solicitação de recurso de justificativa de ausência no Enem 2024 e/ou de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025 reprovadas, precisará acessar o sistema de inscrição do Enem 2025, em prazo que ainda será definido pelo MEC em um futuro edital; preencher os dados solicitados; e pagar a taxa de inscrição para confirmar a participação na edição deste ano.

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INVESTIGAÇÃO

Primeira reunião da CPI do Ônibus analisa 78 reclamações de usuários

Foram 62 denúncias via WhatsApp, oito via formulário, cinco por e-mail, duas ligações e uma pessoalmente

31/03/2025 17h13

A CPI que investiga o transporte público de Campo Grande deve concluir suas investigações em 120 dias

A CPI que investiga o transporte público de Campo Grande deve concluir suas investigações em 120 dias FOTO: Divulgação Câmara

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Nesta segunda-feira (31), os vereadores que fazem parte da CPI – (Comissão Parlamentar de Inquérito), que investiga o transporte coletivo de Campo Grande, se reuniram para pela primeira vez, para divulgar o cronograma dos trabalhos da comissão e a quantidade de denúncias registradas nos canais oficiais criados para receber reclamações dos usuários.

De acordo com os dados divulgados, em sete dias com os canais de denúncia abertos, foram contabilizadas 78 reclamações de usuários. Entre os principais problemas apresentados estão a falta de itinerários e a péssima qualidade da frota de veículos do Consórcio Guaicurus.

Das 78 denúncias, 68 foram registradas via WhatsApp, oito via formulário disponível no site da Câmara Municipal de Campo Grande, cinco por e-mail, duas ligações e uma reclamação feita pessoalmente.

Conforme o ouvidor da CPI, vereador Junior Coringa, as reclamações envolvem superlotação em horário de pico, falta de itinerários do fim de semana, frota sucateada e falta de manutenção nos terminais. “Com essas informações vemos o quão é importante a participação da população nesse trabalho”, pontuou Coringa.

O presidente da comissão investigativa, vereador Dr. Lívio, destacou o envolvimento da população nesta primeira semana de trabalhos da CPI. “Isso evidencia o tamanho do anseio da população, que espera que essa CPI funcione. A imprensa também nos auxiliou na instalação dessa Comissão. Vamos em busca de um relatório técnico e transparente para apresentar um bom resultado aos usuários do transporte público”, afirmou o vereador Dr. Lívio.

Na mesma reunião, foi divulgado pela vereadora e relatora da CPI, Ana Portela, o cronograma de atividades da Comissão, que foi dividido em cinco partes: Análise Documental e Diagnóstico Inicial, Oitivas Iniciais, Investigação do Consórcio, Audiências com a População e, por fim, Elaboração do Relatório Final.

Segundo ela, o cronograma foi feito desta forma para que no final, os integrantes tenham um relatório contundente. “Assim poderemos entender o que a população passa todos os dias no transporte público”, justificou a vereadora Ana Portela.

Até o momento, os cinco vereadores que compõem a CPI do Ônibus já apresentaram mais de 50 requerimentos envolvendo pedidos de informações e convocações de agentes públicos para prestação de depoimentos.

Entre eles, o requerimento apresentado pelo vereador Maicon Nogueira, solicita livre acesso da imprensa aos terminais de ônibus para oferecer transparência e amplitude aos trabalhos da Comissão. “Devemos fortalecer a CPI. Existem muitas dúvidas sobre o contrato”, afirmou.

ENTENDA O CRONOGRAMA

A CPI que investiga o transporte público de Campo Grande deve concluir suas investigações em 120 dias.

A primeira fase é a Análise Documental e Diagnóstico Inicial, que consiste em compreender os principais pontos do contrato de concessão, identificar indícios de irregularidades e estruturar a linha Investigativa.

Depois, a investigação segue para a fase de oitivas iniciais, que pretende obter informações técnicas e jurídicas junto aos agentes públicos responsáveis pela fiscalização e regulação para garantir transparência na gestão do transporte público e embasamento para prosseguimento das investigações.

A terceira fase é a investigação propriamente dita sobre o Consórcio Guaicurus. Essa fase consiste em ouvir gestores e responsáveis pelo Consórcio Guaicurus para verificar a execução do contrato e a aplicação dos recursos públicos.

A quarta fase é a audiência com a população e trabalhadores, que vai apurar as informações fundamentais para reforçar as provas dentro dos fatos determinados e buscar soluções de melhoria para a população.

Por último, a Elaboração e Apresentação do Relatório Final, que consiste em produzir um relatório completo, transparente e técnico com as conclusões da CPI e recomendações futuras.

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