Deputada federal de Mato Grosso do Sul, Camila Jara (PT-MS), está a caminho de Nova York (EUA) para participar da Conferência sobre a Água da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre nesta quarta (22), quinta (23) e sexta-feira (24).
Representando os biomas Pantanal e Cerrado em missão internacional, a parlamentar apresentará os desafios e o panorama da preservação da bacia hidrográfica do Pantanal sul-mato-grossense.
O objetivo é resguardar a saúde de pessoas e animais por meio da água potável e saneamento básico.
Os pontos que serão apresentados pela pestista, no evento, são:
- Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU) - que teve seus trabalhos interrompidos desde 2019 Criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai pelo lado brasileiro
- Implantação de desmatamento zero em toda a bacia
- Política de Redução e Regulação de uso de Agrotóxicos
A deputada destacou que é uma honra representar o Pantanal e o Cerrado em uma missão internacional da ONU.
"Para se ter uma ideia da importância desse evento, a última conferência da ONU sobre o tema foi há quase 50 anos. E ao longo dessas cinco décadas, muita coisa mudou, e mudou para pior. Além das mudanças climáticas e nos ciclos das chuvas, que vêm impactando as pessoas e seus meios de subsistência, em 30 anos, o país perdeu 1,5 milhão de hectares de superfície de água", disse a deputada.
"Precisamos somar nesse debate porque a conservação dos biomas brasileiros, assim como do Aquífero Guarani, é de fundamental importância na solução desses problemas mundiais", finalizou.
CONFERÊNCIA
Conferência sobre a Água da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorre nos dias 22, 23 e 24 de março em Nova York, Estados Unidos da América (EUA).
O objetivo do evento é alcançar metas internacionais acordados sobre o tema, incluindo os que estão presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais.
A conferência é dividida em cinco temas principais:
1. Água para a Saúde: Acesso à água potável, higiene e saneamento
2. Água para o Desenvolvimento: Valor da água, relação entre água, energia e alimentação, e economia sustentável e desenvolvimento urbano
3. Água para o Clima, Resiliência e Meio Ambiente: Fontes para o mar, biodiversidade, clima, resiliência e redução ao risco de desastres
4. Água para a Cooperação: Cooperação Internacional e transfronteiriça de gestão de recursos hídricos, cooperação intersetorial e a Água na Agenda 2030
5. Água na Década para a Ação: Acelerar a implementação dos objetivos da década, inclusive por meio do plano de ação da Secretaria Geral da ONU.
Vale ressaltar que bilhões de pessoas no mundo vivem sem água potável saneamento básico, o que é um direito previsto em lei.