Política

Política

Em novo limpa, Adriane Lopes demite jornalista fã de Bolsonaro

Demissão acontece menos de uma semana após a desistência do PL em apoiar a reeleição da Prefeita da Capital

Continue lendo...

A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), exonerou mais 19 servidores na última segunda-feira (1º), sete deles de seu gabinete. Além disso, desligou outros dois por meio de revogação de decreto. A jornalista bolsonarista de carteirinha, Juliana Gaioso Pontes, foi uma das exoneradas.

A demissão acontece logo após Adriane perder o apoio do Partido Liberal (PL) e do ex-presidente, Jair Bolsonaro, para as Eleições Municipais de 2024, que acontecem em outubro.

Juliana Gaioso Pontes é ex-assessora da senadora Soraya Thronicke (Podemos), e ficou conhecida pela foto segurando uma arma em uma mão e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida na outra, utilizada em sua campanha para o cargo de vereadora, nas Eleições Municipais de 2020.

Em 2022, ela tentou se eleger novamente, dessa vez ao cargo de deputado federal nas Eleições Majoritárias de 2024, mas não foi eleita, recebendo apenas 2.042 votos.

Em dezembro do ano passado, a jornalista foi uma das investigadas pela Polícia Federal na operação contra apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro, que teriam ajudado a financiar os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2022, que ficou marcado pela invasão de eleitores do presidente derrotado nas urnas aos Três Poderes, causando danos ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em janeiro, Juliane foi nomeada para o cargo de assessora executiva I, nível DCA-2, no Gabinete da Prefeita, assumindo o cargo que antes era ocupado pelo ex-vereador Marcos Alex Azevedo Melo, que à época havia sido promovido a outra função, mas que também foi exonerado nesta segunda-feira.

Marcos Alex Azevedo Melo

Antes conhecido como "Alex do PT", o até então Assessor Especial, símbolo DCA-1, do Gabinete da Prefeita, também foi exonerado na lista publicada na edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) de segunda-feira (1º).

Com a proximidade das eleições, que acontecem em três meses, a demissão pode ser estratégica, para que Alex trabalhe na campanha eleitoral que busca a reeleição de Adriane Lopes.

Demais exonerações

Também foram demitidos do Gabinete da Prefeita, através de exoneração:

  • Diogo Gonçalves Vieira, que ocupava cargo em comissão de Assessor-Chefe, símbolo DCA-4;
  • Gilberto Gomes da Silva, que ocupava o cargo de Assessor Governamental IV, símbolo DCA-9;
  • Antônio de Jesus Charupá Mancio, que ocupava cargo em comissão de Gestor de Processo, símbolo DCA-8;
  • Antonio Marcos Bogarim, que ocupava cargo em comissão de Gestor de Projeto, símbolo DCA-6;
  • Paulo Alves Lunguinho, que ocupava cargo em comissão de Gestor de Processo, símbolo DCA-8;
  • Paulo Moura Rodovalho de Alencar, que ocupava cargo em comissão de Gestor de Processo, símbolo DCA-8;
  • Joelson Farias Feliciano, que ocupava cargo em comissão de Gestor de Processo, símbolo DCA-8.

Outros servidores também foram desligados, através de revogação de decreto:

  • Maria Angelica Fontanari de Carvalho e Silva, que desempenhava a Função de Atividades de Assistência e Assessoramento Superior, símbolo FAS-01;
  • Osael Pedrozo de Almeida, que desempenhava a Função de Confiança de Supervisor Executivo, símbolo FC-1

Série de exonerações

Desde o fim de maio, a Prefeitura Municipal tem feito um esvaziamento do gabinete, movimento que pode ser interpretado como necessidade de organizar a campanha para o pleito eleitoral, que acontece em outubro.

No dia 14 de maio, outras 10 exonerações vieram à tona. Entre os exonerados, três foram renomeados em seguida para a Fundação Social do Trabalho do município, todos com o cargo em comissão de Assessor Governamental IV, símbolo DCA-9.

Entre as edições extras de 22 de maio, 6 e 10 de junho, outros 19 foram desligados. No entanto, 15 saíram direto do Gabinete da Prefeita para a Fundação Municipal de Esportes.

Colaborou: Leo Ribeiro

 Assine o Correio do Estado

Política

Lira assume compromisso pelo equilíbrio fiscal e de não elevar carga tributária

o ex-presidente da Câmara agradeceu ao sucessor, Hugo Motta (Republicanos-PB), pela nomeação

03/04/2025 21h00

Agência Câmara

Continue Lendo...

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) assumiu compromisso de não aumentar a carga tributária e de primar pela justiça fiscal e pelo equilíbrio das contas públicas, em sua atuação como relator do projeto de amplia a isenção do Imposto de Renda para quem tem renda mensal de até R$ 5 mil.

Em nota enviada por sua assessoria nesta quinta-feira, 3, o ex-presidente da Câmara agradeceu ao sucessor, Hugo Motta (Republicanos-PB), pela nomeação. Além disso, afirmou que prezará o diálogo com diferentes setores ao produzir o parecer. "Vamos trabalhar de modo republicano e colaborativo, dialogando com nossos pares na Câmara, com o governo, com a sociedade e com representantes de segmentos econômicos, uma vez que o tema é plural e envolve setores diversos", diz.

Ele prossegue: "Meu histórico de defesa da Reforma Tributária mostra a seriedade com a qual abordamos o tema da arrecadação de impostos no Brasil. Com o PL da isenção do IR não será diferente "

Lira acrescenta: "Queremos legar uma legislação justa ao país e aos contribuintes, sempre com base no compromisso de não aumentar a carga tributária, primando pela justiça fiscal e pelo equilíbrio das contas públicas."

O deputado alagoano também afirmou que não há programação definida para os trabalhos. "No ritmo de discussões sobre este PL, vamos colher contribuições rumo a um relatório consistente e preciso. O PP, por exemplo, vai apresentar sugestões à relatoria Outros partidos devem fazer o mesmo. Não temos ainda um cronograma de trabalho definido, uma vez que vamos estruturar este trabalho passo a passo", diz a nota.

O texto será analisado em comissão especial na Câmara, sob a presidência do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA).

O colegiado estará em vigor temporariamente até que seja aprovado o parecer de Lira. Em seguida, o texto deve ser levado ao plenário da Câmara.

Assine o Correio do Estado

POLÍTICA

Pela primeira vez, Assembleia Legislativa terá estande na Expogrande

No local, os deputados estaduais devem fazer reuniões voltados para a agricultura e pecuária

03/04/2025 17h30

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande FOTO: Divulgação ALEMS

Continue Lendo...

Na sessão ordinária desta quinta-feira (03), realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Gerson Claro, anunciou que, pela primeira vez, o Poder Legislativo terá um estande na maior feira agropecuária do Estado, a 85ª Expogrande, que começa nesta quinta-feira, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Segundo ele, este é um momento histórico, pois é a primeira vez que a Assembleia Legislativa terá um estande no evento. “Essa ação reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do agronegócio e com a aproximação com os produtores e a população”, disse.

No estande, que contará com materiais informativos e a presença de representantes prontos para dialogar e esclarecer dúvidas sobre as políticas implementadas e em andamento, os deputados estaduais devem fazer reuniões voltados para a agricultura, pecuária e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

De acordo com Gerson Claro, será um espaço para o intercâmbio de ideias e, principalmente, para estreitar os laços entre os parlamentares e os cidadãos do campo, que desempenham papel fundamental no crescimento econômico de Mato Grosso do Sul.

O tradicional evento da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) terá dez dias de programação com shows regionais e nacionais. Conforme a associação organizadora do evento, a expectativa financeira é pelo menos, repetir o desempenho financeiro do ano passado, que foi de R$ 577 milhões.

Serão dez dias de evento, que contará com shows, leilões, oportunidades de negócios e trações para as crianças. Para conferir a programação completa, clique aqui.

PREFEITURA TAMBÉM MARCARÁ PRESENÇA

Conforme divulgado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes abrirá as portas  do estande especial na 85ª Expogrande nesta quinta-feira (3). O espaço, que neste ano terá a parceria da Câmara Municipal, funcionará diariamente das 9h às 21h no Parque de Exposições Laucídio Coelho, até o dia 13 de abril, oferecendo serviços, atendimentos e debates estratégicos e fomento de negócios.

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande

Pelo terceiro ano consecutivo, a administração municipal marca presença no evento com um gabinete itinerante, onde o executivo e o legislativo realizarão encontros, despachos e compromissos oficiais. O objetivo é aproximar a gestão pública dos setores produtivos e estimular novas oportunidades de negócios.

Ao longo dos 11 dias de feira, o estande contará com palestras, workshops e oficinas sobre inovação, tecnologia e mercado, além de espaço para o artesanato e apresentações culturais, valorizando a identidade local.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).