Política

Política

Escritora naviraiense é finalista em prêmio de literatura nacional

Escritora naviraiense é finalista em prêmio de literatura nacional

Redação

18/03/2010 - 02h05
Continue lendo...

A escritora naviraiense Divina Célia Garcia, 39 anos, é uma das finalistas do 3º Prêmio Sentidos, promovido pela revista do mesmo nome, que conta com circulação nacional, tendo como tema a inclusão social da pessoa com deficiência. Divina, que contraiu a poliomielite aos 3 meses, concorre na categoria Literatura com mais dois candidatos. “O ano passado fiquei entre os 10 finalistas, mas não fui a júri popular, dessa vez fiquei entre os três primeiros, ganhando o direito de ser votada”, explica a escritora, que tem 7 livros editados. Este ano, foram inscritos 787 trabalhos de vários pontos do País. Segundo Divina, a indicação ao prêmio é feita a partir da trajetória do candidato. “Não é somente a parte literária que conta. Também é colocado em primeiro plano a superação do deficiente, sua história”. Em 1992, publicou o primeiro livro, “Minhas pegadas singelas”. Os três seguintes foram sobre sua experiência pessoal. Depois dedicou-se as crônicas sobre o cotidiano, sem nunca perder de vista questões referentes aos portadores de necessidades especiais. Divina conta que os primeiros anos de vida passou em uma área rural e foi alfabetizada aos 9 anos. Quatro anos depois, sentiu necessidade de colocar no papel momentos do seu cotidiano. Depois do primeiro livro lançado, a literatura deixou de ser apenas registro emocional e passou a representar parte importante do orçamento familiar. “Durante 10 anos, sobrevive vendendo meus livros. Ajudei a manter a minha casa, ajudando meu pai e minha mãe”. O período de vendas aconteceu em várias partes de Mato Grosso do Sul. “Praticamente conheço todo o Estado, todas suas regiões. Cheguei a vender perto de 3 mil exemplares”. Ela conta que os compradores, num primeiro momento, compravam mais para ajudar uma portadora de necessidade especial. “Isso mudava quando eu começava a conversar por mais tempo com as pessoas. Depois de certo tempo notava que acabavam se interessando pela minha história. Entendiam que eu não pedia ajuda, estava trabalhando”, lembra. Hoje, é proprietária de um site de notícias na região de Naviraí e concluiu o curso de Letras na Unigran, em Dourados. Os vencedores do Prêmio Sentidos serão conhecidos no dia 30 março, no Memorial da América Latina (São Paulo). A premiação divide-se nas categorias Gente como a Gente, Talentos Especiais (arte, esporte e literatura). Para votar em Divina somente acessar o site da revista – www.sentidos. uol.br

Política

Ministro do Paraguai fala em disposição construtiva para avançar em acordo Mercosul-UE efetivo

Segundo Rubén Ramírez Lezcano, um dos desafios centrais para o Paraguai é a superação das assimetrias estruturais

19/12/2025 21h00

Segundo Rubén Ramírez Lezcano, um dos desafios centrais para o Paraguai é a superação das assimetrias estruturais

Segundo Rubén Ramírez Lezcano, um dos desafios centrais para o Paraguai é a superação das assimetrias estruturais Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, reafirmou a "disposição construtiva" para avançar na concretização efetiva do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), durante a 67ª reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul, órgão decisório de nível ministerial do bloco, nesta sexta-feira, 19, segundo nota do Ministério de Relações Exteriores do país.

"Em particular, o Paraguai confia que os mecanismos de salvaguarda serão abordados e aplicados de maneira compatível com respeito ao negociado e acordado, e também de acordo com as normas multilaterais preservando o equilíbrio de direitos e obrigações das partes", disse Lezcano.

O chanceler também afirmou que "o Paraguai acredita e aposta em um Mercosul que funcione para todos, capaz de traduzir seus princípios em resultados concretos e de responder com pragmatismo e visão aos desafios estruturais que ainda persistem" na região.

Segundo Lezcano, um dos desafios centrais para o Paraguai é a superação das assimetrias estruturais entre os Estados Parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e, mais recentemente em 2024, Bolívia). "Não se trata de uma noção abstrata, mas de uma realidade econômica e geográfica que limita nosso desenvolvimento e condiciona nossa competitividade", disse, frisando que a condição mediterrânea do país impõe custos adicionais que encarecem as exportações e restringem a participação nas cadeias regionais de valor.

A reunião do CMC, em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira, foi majoritariamente fechada à imprensa.

No sábado, 20, o Brasil deve passar o bastão da Presidência Pro Tempore do bloco ao Paraguai, durante a 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, também em Foz do Iguaçu. 

Assine o Correio do Estado

Política

Alckmin diz que é cedo para falar sobre eleições de 2026 e defende debate sobre escala 6x1

Alckmin é cotado para seguir como vice de Lula em 2026, mas seu nome começou a aparecer bem posicionado em pesquisas de intenção de voto para o Palácio dos Bandeirantes

19/12/2025 19h00

Vice-presidente, Geraldo Alckmin

Vice-presidente, Geraldo Alckmin Crédito: Fábio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Continue Lendo...

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou a jornalistas nesta sexta-feira, 19, que ainda é cedo para falar sobre as eleições de 2026 e não deu pistas sobre seus planos políticos. "Esse é um tema para o próximo ano. Está chegando", disse. Indagando se tem conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o assunto, ele se limitou a responder: "É cedo ainda".

Alckmin é cotado para seguir como vice de Lula em 2026, mas seu nome começou a aparecer bem posicionado em pesquisas de intenção de voto para o Palácio dos Bandeirantes.

Escala 6x1

Sobre a proposta do fim da jornada de seis dias de trabalho e um de folga, a escala 6x1, muito criticada pela indústria, Alckmin disse que há uma tendência no mundo inteiro de redução de jornada. "Se eu consigo fazer mais, mais produtos, aumentar a produção, com menos gente, utilizando robô, inteligência artificial, digitalização, é natural. No mundo inteiro, a tendência é de redução de jornada de trabalho", sustentou.

"Se você faz isso para todos, ou vai fazendo por setores mais avançados da economia, essa é uma discussão que cabe ao Parlamento e à sociedade fazê-la. Mas é uma tendência mundial hoje, redução de jornada de trabalho", completou.

ReData

Alckmin ainda fez algumas ponderações sobre o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (ReData), alegando que a medida provisória (MP) que o instituiu não foi votada. "Porque esperava-se votar junto com o PL da Inteligência Artificial. Como não aprovou, ficou para o começo do ano. Mas esperamos que aprove, se possível, em fevereiro." Ele disse que o Redata vai trazer muito data center e investimentos de altíssimo valor para o Brasil.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).