Política

VERIFICAÇÃO

Agência de Iara Contar não recebeu R$90 milhões em propagandas políticas, ao contrário do que afirma vídeo

Vídeo de 57 segundos acusa a empresa de publicidade "Diniz Ação em Marketing" de envolvimento em campanhas políticas de MS desde 2011

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 É enganoso o vídeo que afirma que a agência de publicidade Diniz Ação, pertencente a pré-candidata a deputada estadual por Mato Grosso do Sul, Iara Contar (PRTB), tenha recebido R$30 milhões durante o governo de André Puccinelli – entre 2007 e 2015 – e mais de R$60 milhões na gestão de Marquinhos Trad, no período que foi prefeito em Campo Grande – entre 2017 e 2022. 

Uma contratação de fato ocorreu, mas apenas no ano de 2012, durante o governo de André Puccinelli e o valor pago aos serviços prestados foi de R$300 mil. Por fim , o vídeo dá a entender que o objetivo de Iara seria ‘garantir’ a reeleição de seu marido Capitão Contar.

  • Conteúdo investigado: Vídeo de 57 segundos acusa a empresa de publicidade “Diniz Ação em Marketing”, da pré-candidata a deputada estadual Iara Diniz Contar (PRTB), de envolvimento em campanhas políticas de Mato Grosso do Sul desde 2011. O conteúdo afirma que, a partir do ano citado, a agência de Iara teria faturado mais de R$30 milhões em seis meses, apenas com contratos de publicidade para o governo de André Puccinelli, e mais de R$60 milhões na gestão de Marcos Trad como prefeito de Campo Grande. O vídeo informa que o objetivo desses contratos seria o de reeleger seu marido, atual deputado estadual e pré-candidato ao governo do Estado, Capitão Contar.
  • Onde foi publicado: Grupos de WhatsApp.
  • Conclusão do Correio Verifica: É enganosa a afirmação feita em vídeo de que agência de publicidade de Iara Contar tenha tido vínculo contractual no valor de R$30 milhões para fornecimento de serviços durante a gestão de André Puccinelli, enquanto governador de Mato Grosso do Sul, em 2011. A agência teve um único contrato com o político no ano de 2012, onde recebeu no período de 2013 a 2015, o valor de R$300 mil. Também é falsa a afirmação de que ela tenha fornecido o mesmo tipo de serviço durante a gestão de Marcos Trad, enquanto prefeito de Campo Grande.

Enganoso para o Correio Verifica é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

  • Alcance da publicação: Não foi possível calcular o alcance de circulação, por ter sido compartilhado em grupos do Whatsapp.
  • O que diz o autor da publicação: A equipe do Correio Verifica entrou em contato com telefones que poderiam ser dos responsáveis pela autoria da publicação. Entretanto, não obtivemos resposta até o fechamento desta apuração.
  • Como verificamos: Para fazer a verificação, pesquisamos no Google a palavra-chave “Iara Contar”, e encontramos o post onde havia seu pronunciamento sobre fake news em seu Facebook. Também fizemos buscas pelos termos “Iara Contar política” e “DZN”, além dos títulos de matérias que aparecem no vídeo.

Em seguida usamos a ferramenta de busca do Tweetdeck para ver se havia alguma publicação recente nos perfis do Twitter, sobre o suposto envolvimento da empresa de Iara com propaganda política de Mato Grosso do Sul.  

Também entramos em contato com o Portal Transparência do Estado para apurar sobre os dados contidos nas matérias, de onde não recebemos resposta até o fechamento desta investigação.

Por fim, entramos em contato com a Iara Contar, que nos encaminhou os processos que ela está movendo contra os autores de outras possíveis fake news.

Agência de publicidade de Iara Contar não recebeu R$ 90 milhões em publicidade para Marquinhos e Puccinelli, ao contrário do que é afirmado em vídeo 

A pré-candidata Iara Contar afirmou que tanto sua agência de publicidade “Diniz Ação”, quanto suas outras empresas, nunca tiveram contrato de publicidade junto à Prefeitura de Campo Grande, mas sim que já participaram das licitações, nas quais não saíram vitoriosas. 

Por mensagem, Iara informou que, em relação ao único contrato que teve com o governo do Estado, na gestão de André Puccinelli, foi do serviço que prestou em 2012, no processo 09/000.175/2012.

De acordo com o Portal da Transparência, os valores brutos recebidos de 2013 a 2015, foram de R$ 1.461.900,26. Por se tratar de uma agência de publicidade, o valor devido em cima do valor bruto foi de 20%, neste caso, em relação à empresa Diniz, foi pago cerca de R$ 300.000,00 durante todo o período no qual prestou serviços ao Estado.

Sobre os vídeos envolvendo Iara que circulam pelas redes sociais, a pré-candidata se pronunciou através do Facebook, afirmando que o vídeo se trata de uma fake news e que em relação a sua empresa e aos serviços prestados para o deputado federal Fábio Trad, houve uma única contratação para fazer a marca de seu escritório, mas que após seguir sua trajetória política em 2018, não tiveram mais nenhuma relação, tanto de amizade, quanto partidária.

A equipe de reportagem entrou em contato com o  Portal da Transparência do Governo Federal para confirmar os dados informados em relação às empresas contratadas em 2011 e o valor pago. No entanto, o órgão público não respondeu até o fechamento desta investigação.

Notícias utilizadas como referências do vídeo informam sobre gastos dos políticos com publicidade em contexto geral 

No vídeo desta verificação, aparecem prints de notícias que são atribuídas ao envolvimento de Iara e sua agência de publicidade durante a gestão dos governos de Puccinelli e Trad.

O vídeo acusa Iara de ter recebido mais de R$ 30 milhões de reais durante o governo de Puccinelli em 2011. 

Os criadores do vídeo mobilizam discursivamente títulos de matérias jornalísticas sobre fatos verídicos como forma de conduzir o leitor a uma interpretação que confirme os supostos valores repassados para a agência de Iara. Entretanto, as notícias utilizadas foram tiradas de contexto. 

Uma das matérias em questão é advinda do jornal Diário Corumbaense, e atribui como base, outra matéria publicada pelo jornal Midiamax, autor do conteúdo do jornal Midiamax. 

Ambos textos mostram os gastos do governo de André Puccinelli com agências publicitárias em um período de seis meses no ano de 2011, nas reportagens é afirmado que houve repasses financeiros para 14 empresas de publicidade, não sendo relatada nenhuma relação com a empresa Diniz - Ação em Marketing, de propriedade da candidata Iara Contar. 

Mesmo não havendo referências à empresa de Iara Diniz, o vídeo tenta associar as matérias publicadas sobre os gastos com propagandas publicitárias com a empresa DNZ. Localizamos outros sites de notícias que replicaram o conteúdo do print como o Dourados Agora, onde é possível encontrar um arquivo, o qual comprova que em nenhum momento é citado a agência DZN. 

A autoria da matéria é do “Lobo Digital”, nome que colocamos na busca e não achamos nada relacionado ao autor e muito menos à matéria. 

Questionada acerca do conteúdo do jornal Midiamax ser verdadeiro, o editor-chefe do portal afirma que é verdadeiro mas não se trata da empresa específica de Iara, e sim, de outras 14 empresas em períodos diferentes dos também citados no vídeo.

Na segunda aparição de prints no vídeo, são destacadas duas reportagens dos veículos Diário MS News e Midiamax, respectivamente. 

A primeira notícia apresenta o título: “Farra da publicidade”: Prefeitura de Campo Grande gastou mais de R$ 60 milhões com propaganda e o fio ressalta que os R$ 60 milhões foram gastos com sites, jornais, blogs, outdoor, revistas e televisão e foi publicada no dia 18 de dezembro de 2021. 

A matéria cita o discurso do vereador Marcos Tabosa (PDT), durante a Sessão ordinária do dia sete de dezembro de 2021, no qual ele se revolta no palanque afirmando que a Prefeitura de Campo Grande utilizou 60 milhões de reais em publicidade e propaganda durante cinco anos.

O vereador defendeu ainda que locais como a ponte de acesso ao Bairro Santa Emília estava caída e continuavam sem reparos enquanto aconteciam os gastos, entre outros assuntos relacionados ao contexto social de Campo Grande.

Tabosa utilizou como fonte o veículo Diário MS News ao ler uma matéria que alertava sobre o "dinheiro gasto com publicidade pelo prefeito Marcos Trad”. A publicação ainda usa dados do Portal da Transparência da Prefeitura de Campo Grande com valores de gastos com publicidade entre os anos de 2017 a 2020.

ANOVALOR
2017R$ 11.187.264,67
2018R$ 967.994,53
2019R$ 19.289.597,17
2020R$ 17.058.718,17

Fonte: https://diariomsnews.com.br/wp-content/uploads/2021/12/DISPESAS-COM-PUBLICIDADE-DA-PREFEIT.jpg

Já a segunda notícia destaca no vídeo e veiculada pelo jornal Midiamax tem como título: Governo de MS reajusta 11 contratos de publicidade. 

Enquanto o fio informa que “A Segov-MS (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul) reajustou em 25% 11 contratos com agências de propaganda. Os extratos dos termos aditivos foram publicados na edição desta sexta-feira (26) do DOE (Diário Oficial Eletrônico). Todas as contratações datam de 2015 e chegam ao 14º reajuste. Os acréscimos são […]” e foi publicada no dia 26 de fevereiro de 2021. 

No texto, o jornal aponta que a SEGOV realizou um reajuste de 25% para 11 agências de publicidade (Ramal Propaganda, Slogan Publicidade, Agilità Propaganda e Marketing, Comuniart Comunicação e Marketing, Origem Comunicação e Marketing, Novo Engenho Comunicação Integrada, B. W. Três Propaganda, Think Service Design, Art e Traço Publicidade e Assessoria, Let’s Comunicação Integrada e Compet Marketing e Comunicação) com contrato dentro da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica. 

A informação contida na matéria tem como base informações do Diário Oficial Eletrônico (DOE) n. 10.420 publicado no dia 26 de fevereiro de 2021 e pode ser localizada da página 6 à 9. A reportagem do Midiamax ressalta, ainda, que todas as onze agências de publicidade eram contratadas pelo governo desde 2015.

Já a terceira aparição de print associados a site de notícias é de uma matéria do Campo Grande News. Com o título “PSD de Marquinhos e Fábio Trad anuncia apoio a Bolsonaro, aponta no fio que Representantes do partido anunciaram que estarão junto com o candidato do PSL na disputa pela Presidência da República”, publicada no dia 08 de outubro de 2018. 

A notícia é sobre o comunicado do PSD de Mato Grosso do Sul declarando apoio a Jair Bolsonaro – que na época era filiado ao Partido Social Liberal (PSL), foi eleito pelo partido e posteriormente em novembro de 2019, anunciou em uma rede social a saída para fundar um novo partido: Aliança Pelo Brasil, que não conseguiu atingir o número de assinaturas necessárias para sua criação. 

Em novembro de 2021, Bolsonaro filiou-se ao Partido Liberal (PL) e concorre com o novo partido nas eleições de 2022. A reportagem menciona o evento que aconteceu no diretório do PSD em Campo Grande e menciona a presença de Iara Contar, apresentada como “mulher do deputado estadual eleito Capitão Contar” e Danny Fabrício, suplente da senadora Soraya Thronicke, ambos do PSL. 

A dupla acompanhou o anúncio, agradeceram pelo apoio e reforçaram que não apoiaram nenhum dos dois candidatos ao segundo turno da eleição para governador. Em nenhuma parte do texto é mencionado o vínculo de Iara e sua empresa de publicidade.

O ultimo print que aparece no vídeo diz respeito a uma notícia veiculada pelo site Campo Grande News com o título “Prefeitura vai contratar agências de publicidade por até R$ 27 milhões, no fio segue com Empresas serão responsáveis por criação, finalização, produção e veiculação em programas de rádio e TV, revistas e internet”, publicada no dia 08 de julho de 2019. 

No texto são encontradas informações sobre a abertura da licitação, porém, não associa a empresa de Iara em nenhum momento. 

Iara realmente teve vínculo com o PSD Mulher 

O vídeo também cita uma matéria publicada pelo PSD Mulher sobre a decisão de Iara Diniz de participar da política dentro do partido. O material tem como título “Publicitária Iara Diniz assume o núcleo do PSD Mulher em Campo Grande”, veiculada em 13 de abril de 2016. 

No conteúdo do texto constam informações sobre a trajetória da publicitária, além das motivações que levaram-na a fazer parte da coordenação do núcleo da cidade. 

Em sua página de política no Facebook, Iara se pronunciou a respeito da circulação do vídeo e afirmou que sua passagem pelo PSD Mulher foi uma “experiência breve” e que saiu no mesmo ano, em 2016, por não se encontrar no local. 

De qualquer forma, o vínculo dela com o PSD Mulher não estabelece nenhuma relação com trabalhos e contratos de publicidade de sua agência. 

  • Por que investigamos: O Correio Verifica investiga conteúdos suspeitos sobre eleições em Mato Grosso do Sul que viralizam nas redes sociais. O vídeo aqui verificado induz a uma interpretação enganosa e faz associações, sem comprovação, entre os valores pagos à agência publicitária da pré-candidata Iara Contar e um suposto envolvimento ilegal com propaganda política estadual, com o objetivo de reeleger seu marido Capitão Contar. Conteúdos como esse podem influenciar a decisão de eleitores, que têm o direito de votar com base em informações verídicas, não boatos.

Saiba mais sobre o Correio Verifica

A três meses das eleições estaduais, o Correio do Estado decidiu criar o primeiro núcleo de verificação de Mato Grosso do Sul, o Correio Verifica, cujo objetivo é informar a população e desmentir informações enganosas que possam prejudicar o processo eleitoral no Estado. 

Você pode entrar em contato e mandar conteúdo que tenha dúvida para a equipe Correio Verifica por meio do WhatsApp, pelo número: (67) 9 9922-6705, ou por e-mail, pelo endereço: [email protected].  

 

LEVANTAMENTO

Contas públicas em MS: cidades do interior exibem superávit milionário

Análise de dados dos balanços de 2024 e orçamentos de 2025 revela os municípios agrícolas estão com a gestão em dia

16/12/2025 15h34

O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos (PP), atribui o resultado à disciplina fiscal

O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos (PP), atribui o resultado à disciplina fiscal Divulgação

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O cenário das finanças públicas dos municípios do interior de Mato Grosso do Sul nos anos de 2024 e 2025 desenha um mapa positivo. Liderados pelo exemplo de eficiência de Costa Rica, essas cidades exibem caixas robustas e capacidade de investimento.
 
A reportagem analisou dados abertos, relatórios de gestão fiscal e leis orçamentárias dessas cidades e a conclusão é que o tamanho da arrecadação deixou de ser garantia de solvência: o segredo do sucesso está no controle rígido das despesas obrigatórias.
 
Na região norte do Estado, Costa Rica consolidou-se em 2025 como o principal case de sucesso administrativo de Mato Grosso do Sul. Com uma população de pouco menos de 30 mil habitantes, o município apresenta indicadores de solvência superiores aos da Capital.
 
Dados do movimento financeiro da tesouraria municipal, publicados em 9 de dezembro de 2025, confirmam que a cidade atingiu uma disponibilidade financeira total de R$ 44.061.054,25. O montante, que inclui todas as fontes e fundos municipais, blinda a cidade contra oscilações econômicas e garante a execução de obras sem depender exclusivamente de repasses estaduais ou federais.
 
O prefeito Cleverson Alves dos Santos (PP) atribui o resultado à disciplina fiscal. "Todas as nossas despesas obrigatórias serão quitadas", assegurou o gestor, confirmando não apenas o pagamento em dia, mas a concessão de um abono de natal e final de ano: R$ 1 mil para servidores gerais e valores entre R$ 1 mil e R$ 2 mil para servidores da Educação.
 
O diferencial competitivo de Costa Rica está na estrutura de seus gastos. O município iniciou o ano comprometendo apenas 31,87% com a folha. Essa "gordura" fiscal permitiu que o município aprovasse um orçamento recorde de R$ 262 milhões em 2025, garantindo investimentos de 27% da receita em Saúde, quase o dobro do mínimo constitucional exigido.
 
Além de garantir o pagamento dos servidores ativos até o dia 22 de dezembro, a prefeitura programou as férias de 90% do funcionalismo para janeiro, otimizando a máquina pública durante o recesso escolar e administrativo.
 
Embora Costa Rica lidere os indicadores proporcionais, outros municípios também conseguiram descolar-se da crise. Três Lagoas, impulsionada pela indústria da celulose, teve um orçamento bilionário de R$ 1,4 bilhão para 2025 e mantém índices elevados de investimento em infraestrutura.
 
O município aplicou no segundo quadrimestre de 2025 o dobro do mínimo exigido pela Constituição em Saúde, enquanto a lei obriga 15%, o município investiu 30,79% de suas receitas de impostos na área, somando mais de R$ 296 milhões empenhados. Na educação, o investimento também superou o piso, atingindo 26,93%.
 
Fenômeno similar ocorre em Maracaju. Impulsionada pela soja, a prefeitura destinou 25,67% de recursos próprios para a Saúde até agosto de 2025, um aporte de R$ 32,3 milhões que garante serviços exclusivos no interior sem depender integralmente de repasses estaduais. 
 
A solidez fiscal permitiu à Câmara de Maracaju aprovar uma suplementação de 35% no orçamento de 2025, dando "carta branca" para o Executivo remanejar recursos e acelerar obras.
 
Na fronteira, a realidade impõe cautela. Ponta Porã enfrenta uma frustração de receitas severa: a arrecadação até agosto de 2025 foi de R$ 417 milhões, menos da metade da previsão anual de R$ 900 milhões. 
 
A quebra de arrecadação do ITBI e a estagnação econômica forçaram o município a projetar um orçamento mais enxuto para 2026, cortando R$ 100 milhões da previsão inicial. Ainda assim, a gestão optou por blindar os repasses constitucionais da Educação (projetado em 27%) e da Saúde.
 
Em Corumbá, a aplicação em saúde do orçamento atingiu 18,13%, pouco acima do piso de 15%. A rede de saúde de Corumbá enfrenta custos logísticos adicionais devido ao isolamento geográfico e à necessidade de transporte de pacientes (UTI aérea/fluvial). 
 
Na educação, a aplicação registrada até agosto foi de 24,89%. Embora tecnicamente abaixo dos 25% naquele momento do ano, é padrão na administração pública que os empenhos se acelerem no último quadrimestre para atingir a meta legal. O orçamento projetado no PPA 2026-2029 prevê R$ 1,5 bilhão somados para Saúde e Educação.
 

Pesquisa

Lula lidera cenários para 2026; Flávio é o mais bem posicionado na direita

Filho de Jair Bolsonaro apresenta intenção de votos maior que Tarcísio e Ratinho Jr. em um cenário de primeiro turno

16/12/2025 15h24

Lula pode enfrentar Flávio Bolsonaro em 2026

Lula pode enfrentar Flávio Bolsonaro em 2026 Fotomontagem/Agência Brasil e Agência Senado

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários de primeiro turno e venceria todos os adversários no segundo turno se as eleições fossem hoje, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira, 16.

Este é o primeiro levantamento do instituto após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se lançar como pré-candidato à Presidência.

O filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro foi testado em todos os cenários de primeiro turno, já que vem dizendo que a única possibilidade de retirar sua candidatura é se seu pai for candidato. Bolsonaro está preso na superintendência da Polícia Federal em Brasília após ter sido condenado por tentativa de golpe de Estado.

Nos cenários espontâneos, Lula tem 20% das intenções de voto. Jair Bolsonaro tem 5% das intenções de voto. Flávio tem os mesmos 5%. Outros 65% se dizem indecisos.

A Quaest fez diferentes cenários eleitorais estimulados, dependendo de governadores de direita que podem se lançar candidatos à Presidência, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Jr. (PSD-PR). Em todos eles, Flávio fica em segundo lugar, atrás apenas de Lula.

No cenário com Ratinho Jr., Lula tem 39% das intenções de voto; Flávio tem 23%; Ratinho, 13%; Renan Santos (Missão), 2%; Aldo Rebelo (Democracia Cristã), 2%. Indecisos somam 5% e 16% dizem que votarão em branco, nulo ou não votarão.

No cenário com Tarcísio, o atual presidente tem 41%; Flávio mantém 23%; Tarcísio tem 10%. No cenário com Zema, o petista tem 39%; Flávio, 26%; o governador mineiro, 6%. No cenário com Caiado, Lula tem 39%; o senador, 27%; o governador goiano, 4%.

A Quaest também testou um cenário em que três dos governadores - Ratinho, Caiado e Zema - saiam candidatos. Apenas Tarcísio ficou de fora nessa projeção. A mesma divisão se mantém: Lula tem 37%; Flávio, 23%; Ratinho, 11%; Zema, 4%; Caiado, 3%.

Um último cenário inclui o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB). Neste caso, Lula teria 34% (o cenário com maior redução do seu porcentual); Flávio teria 21%; Ratinho, 12%; Ciro, 8%; Zema, 4%; Caiado, 2%; Santos, 1%; Rebelo, 1%.

Nas simulações de segundo turno, Lula tem de 10 a 12 pontos porcentuais de vantagem em relação aos adversários. A seguir, os cinco cenários:

  • - Lula 46% x 36% Flávio;
  • - Lula 45% x 35% Tarcísio;
  • - Lula 45% x 35% Ratinho;
  • - Lula 44% x 33% Caiado;
  • - Lula 45% x 33% Zema.


No caso de Flávio Bolsonaro, o instituto registrou um crescimento no porcentual do senador em relação a agosto, quando seu nome foi testado pela primeira vez. Naquela época, Flávio ainda não havia anunciado sua intenção de se candidatar como representante de seu pai. Em agosto, o filho mais velho do ex-presidente tinha 32% contra 48% do petista.

Ao mesmo tempo, Flávio aumentou sua rejeição nos últimos meses. Segundo a pesquisa de dezembro, 60% o conhecem e não votariam nele, enquanto 28% dizem que conhecem e votariam. Em agosto, 22% diziam que conheciam e votariam nele, enquanto 55% o conheciam e não votariam nele.

A escolha de Jair Bolsonaro pelo seu primogênito foi apontada por 54% dos entrevistados pela Quaest como um erro. Para 36%, foi um acerto. A maior parte dos entrevistados (61%) disse ter ficado sabendo do anúncio de Flávio Bolsonaro, enquanto 39% disseram não ter ouvido falar sobre o assunto.

Os pesquisadores perguntaram, então, quem deveria ser o escolhido de Bolsonaro para disputar a Presidência da República. A ex-primeira-dama Michelle foi a primeira colocada, com 19%. Tarcísio, o segundo, com 16%. Ratinho Jr. foi o terceiro, com 11%. Pablo Marçal, Romeu Zema, Eduardo Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite ainda foram citados. Para 21%, no entanto, nenhum desses deveria ser o representante de Bolsonaro no pleito

Diante desse cenário, 61% disseram à Quaest que não votariam em Flávio de jeito nenhum. Apenas 13% disseram que votarão no senador, enquanto 23% afirmaram que podem votar no filho mais velho do ex-presidente.

O instituto Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiabilidade é de 95%.

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