Política

Alems

Indignados, deputados pedem ao Governo para investigar contratos da saúde

Deputados solicitaram informações de contratos firmados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Continue lendo...

A repercussão da prisão de sete servidores e a exoneração do secretário adjunto da Casa Civil, Flávio da Costa Brito Neto, e do adjunto da Educação, Edio Antônio Resende de Castro Bloch, após casos de corrupção nas pastas da Educação e Saúde repercutiu nos corredores da Assembleia Legislativa. 

Muitos deles se mostraram indignados com a situação e outros pediram providências ao governo que investiguem os contratos da saúde.  

Durante a sessão de hoje (30), o deputado Rafael Tavares (PRTB) usou a tribuna cobrando providências e mais fiscalização na saúde.  

"A organização criminosa atuava fraudando licitações públicas na área da saúde. Agentes públicos recebiam o pagamento de propinas e os contratos objetos da investigação ultrapassam R$ 68 milhões. Vários assessores do governo anterior foram presos. Isso nos causa indignação. Hospitais sem equipamentos, postos de saúde sem remédios, enquanto agentes políticos estão roubando dinheiro público", disse Tavares.

Outro que pediu a palavra na tribuna, o deputado João Henrique (PL) se mostrou indignado com a situação. 

"A questão é que a situação continua da mesma maneira, com muitos de nós passando pano para esse tipo de situação, por isso essas manchetes vão se multiplicar cada vez mais. A falta de resposta desta Casa a CPI que pedimos da Cassems, da Energisa, da Saúde, é a prova que todas as vezes que recebemos essa informação nós causa alguma indignação. A população sente, a população sabe que está sendo lesada", relatou. ", destacou.  

 

 

Secretários exonerados  


As exonerações do secretário adjunto da Casa Civil, Flávio da Costa Brito Neto, e do adjunto da Educação, Edio Antônio Resende de Castro Bloch, foram divulgadas na manhã de hoje (30), no Diário Oficial do Estado. Além dos secretários, servidores públicos que participaram do esquema de licitação de documentos nas áreas da Saúde e Educação, também foram exonerados dos seus respectivos cargos.  

Conforme a lista publicada no Diário Oficial, aparecem os nomes de Simone de Oliveira Ramirez Castro, técnica do pregão de licitações do Estado, e Andrea Cristina Souza Lima, comissionada da Secretaria Estadual de Educação. As duas estão presas, suspeitas de participar no esquema de corrupção.  

Já o nome de Márcia Barbosa Borges, que até ontem, não aparecia na lista dos envolvidos, também foi exonerada do cargo. Conforme as investigações do Gaeco, Márcia teria orientado um empresário que é suspeito de participar de uma quadrilha de fraudadores e também de seguir procedimentos licitatórios.  
 

Assine o Correio do Estado.

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

"Pé direito"

Gordinho do Bolsonaro pede boicote à Havaianas após comercial com Fernanda Torres

Deputado federal jogou chinelos no lixo e disse que irá passar virada do ano ouvindo Zezé de Camargo

22/12/2025 14h45

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Em polêmica que envolveu boa parte da direita, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), conhecido como "Gordinho do Bolsonaro" pediu boicote à Havainas após a atriz Fernanda Torres estrelar a nova propaganda da marca"alfinetando" indiretamente o espectro bolsonarista.

Na propaganda, a atriz afirma aos espectadores que não deseja que eles comecem o próximo ano "com o pé direito", fator que revoltou o deputado, que fez questão de descartar os chinelos em uma lixeira, gravar a ação e postar em suas redes sociais.

"Passei a minha vida inteira usando chinelo havaianas, mas infelizmente como eu não vou poder virar 2026 com o pé direito, aqui em casa vai pro lixo, havainas aqui na minha casa não entra mais, e tem outra vou passar a virada escutando Zezé de Camargo", destacou Gordinho. 

Abaixo, a íntegra da propaganda estrelada pela atriz. 

"Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama", diz Fernanda, no comercial.

Vale destacar que o comercial gerou polêmica com outros políticos da direita. O "jogo de palavras" com a conhecida expressão popular significou, para Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), entre outros, uma indireta ao espectro político da direita.

"Eu achava que isso aqui era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé, só que eu me enganei, disse Eduardo, antes de qualificar Fernanda Torres como alguém 'declaradamente de esquerda'", disse em suas redes sociais.

Até a publicação desta matéria, a declaração do deputado conta com 155 mil curtidas e mais de 15 mil comentários. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).