Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PESQUISA

Maioria dos entrevistados querem Sérgio Moro no STF

Futuro do ministro da Justiça está nas mãos do presidente Bolsonaro
02/03/2020 10:58 - Izabela Jornada


Pesquisa realizada para saber a avaliação da população em relação à atuação do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro apontou que, 57,9% dos 2.117 habitantes entrevistados, preferem que Moro seja indicado para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dos entrevistados, apenas 15,9% queriam que Moro fosse candidato a presidente da República e 14,4% indicariam ele para ser vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (sem partido). A análise foi feita pelo instituto Paraná Pesquisas.

Bolsonaro chegou a dizer que não se importaria se Moro fosse o próximo candidato a presidente do Brasil ou até mesmo seu vice, nas próximas eleições, porém, esse não é o anseio do grupo de pessoas que foi ouvido na última sexta-feira.  O levantamento foi divulgado no dia 28 de fevereiro e o futuro do ministro está nas mãos do presidente.

Moro também já expressou que ser ministro na Primeira Corte “seria uma perspectiva interessante, natural” e com a saída do minsitro Celso de Melo, essa vaga será aberta ainda esse ano.

A possibilidade do ministro deixar o governo também foi motivo de debate. Dos mais de dois mil entrevistados, 69,2% alegaram que Bolsonaro perderia com a saída de Moro. A questão surgiu em janeiro quando conversas de bastidores era de que Bolsonaro estaria planejando esvaziar a pasta com a possível retirada de Moro, porém, tanto o presidente como o ministro negaram a possibilidade, em suas redes sociais.

Sobre o trabalho do ministro da Justiça, a avaliação foi mediana. A maioria dos entrevistados, 28,6% avaliaram como bom o desempenho de Moro; 25,9% alegaram que é ótimo e 21,7% disseram que está sendo regular.

A pesquisa foi realizada nas 27 unidades da federação entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A margem de erro da análise é de dois pontos para mais ou para menos com 95% de confiança.

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.