Política

Política

O tal escondidinho

O tal escondidinho

Redação

14/04/2010 - 20h32
Continue lendo...

CRISTINA MEDEIROS

O escondidinho é sem dúvida uma comida bem brasileira. Trata-se de um prato famoso da cozinha pernambucana, de origem africana, também conhecido como “gratinado de macaxeira com carne de sol”. O nome se explica pela própria composição do escondidinho: o recheio permanece oculto até que se inaugure a travessa. Lá embaixo haverá camadas de purê de mandioca, carne de sol desfiada, refogada com cebola e tempero verde, novamente purê de mandioca e por último queijo mussarela ouqueijo de coalho. Simples, absolutamente delicioso e equilibrado nos sabores, na textura, ainda com a vantagem de ser bem brasileiro.

Mas a criatividade e o paladar do povo de outras regiões do País fizeram com que esse prato ganhasse variações, tanto no recheio quanto no purê. Além da mandioca, pode-se usar mandioquinha ou batata-doce cobrindo recheios de bacalhau, camarão, frango, brócolis e até banana com doce de leite.

Escondidinho
de carne de sol

Ingredientes:

1 quilo de mandioca cozida (não jogar a água fora)

Leite o quanto baste

1 quilo de carne de sol ou charque

2 cebolas raladas

Manteiga de garrafa (se não tiver use manteiga de pote)

Óleo para fritar a carne

Queijo coalho, parmesão ralado ou mussarela

@

Modo de fazer:

Rale a cebola. Leve ao fogo para dourar com um pouco de margarina. Junte óleo e a carne desfiada e dessalgada (se não quiser desfiar, pique em pedaços bem pequenos) e frite a carne. Quando estiver quase pronta, junte um pouco de manteiga. Com essa carne, forre o fundo de um pirex e reserve. À parte moa a macaxeira com um pouco da água na qual foi cozida. Coloque um pouco de leite, de forma que fique em ponto de purê sem ficar muito mole, junte um pouco de manteiga e misture. Coloque esse purê sobre a carne e cubra com uma camada de queijo. Cubra o pirex com papel-alumínio e leve ao fogo para gratinar. Sirva bem quente.

Escondidinho de frango com mandioquinha

Ingredientes:

1 quilo de mandioquinha

1 lata de creme de leite

1 cubo de caldo de legumes

1 colher (sopa) de manteiga

@

Recheio:

3 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

3 tomates sem pele e sem sementes

500 g de peito de frango cozido e desfiado

Sal e pimenta a gosto

1/2 xícara (chá) de azeitona preta picada

Salsa a gosto

@

Cobertura

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

2 colheres (sopa) de farinha de rosca

@

Modo de fazer:

Descasque e cozinhe a mandioquinha até ficar bem macia. Passe-a no espremedor. Acrescente o creme de leite, o caldo de legumes e a manteiga. Reserve.

Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o tomate e o frango, tempere com sal e a pimenta e adicione a azeitona. Desligue o fogo e misture a salsa picada.

Montagem: Em um refratário untado com manteiga, espalhe o recheio e, por cima, coloque o purê de mandioquinha. Cubra com o queijo parmesão ralado e a farinha de rosca misturados. Leve ao forno preaquecido a 200 graus durante 40 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida.

Dicas:

Se quiser acrescente no recheio um copo de requeijão.

Escondidinho de bacalhau com purê de moranga

Ingredientes:

1 quilo de bacalhau desfiado

1 moranga inteira e grande

3 colheres de requeijão cremoso

1 cebola grande picada

Alho picado

Azeite de oliva extra virgem

2 colheres de manteiga sem sal

2 sachês de caldo de legumes

Sal a gosto

Queijo parmesão ralado

Salsinha e cebolinha frescas

Alecrim fresco

Tempero para peixes

(rende 12 cumbuquinhas de cerâmica)

@

Preparo do purê

Pique a moranga em cubos grandes e ferva um pouco para a casca ficar mole e fácil de tirar. Escorra e retire a casca. Se quiser tirar com a moranga ainda crua, tudo bem, mas a casca é bem dura. Depois de tirar a casca, volte a moranga para uma nova água e coloque dois sachês de caldo de legumes. Deixe cozinhar, escorra e amasse com o garfo. A moranga estará bem molinha. Numa panela coloque metade da cebola picadinha e a manteiga. Deixe fritar um pouco e coloque a moranga picadinha. Mexa bem e coloque o requeijão. Tempere com um pouco de sal, mas cuidado, por causa do bacalhau. Desligue o fogo e reserve.

Preparo do bacalhau

Numa frigideira grande coloque bastante azeite no fundo, o restante da cebola picadinha, o alho e deixe fritar um pouco. Adicione o bacalhau dessalgado, misture bem e deixe cozinhar um pouco. O bacalhau vai soltar água, mas depois vai secar um pouco. Nessa hora, coloque uma pitada do tempero para peixes mais a cebolinha e salsinha picadas. Mexa bem, deixe secar mais um pouco (não muito) e desligue o fogo.

@

Montagem do escondidinho

Uma camada de purê, uma camada de bacalhau, outra de purê, outra de bacalhau. Para Pra fechar, uma última camada de purê, queijo ralado por cima, um ramo de alecrim para aromatizar. Leve ao forno por uns 30 minutos e sirva em seguida.

Escondidinho de brócolis

Ingredientes

1 brócolis

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de manteiga

Sal a gosto

Purê de batata:

6 batatas grandes cozidas e amassadas

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de cebola picadinha

1 copo de leite

Sal a gosto

Montagem:

1/2 copo de requeijão

200 g de mussarela fatiada ou ralada

@

Modo de fazer

Derreta a manteiga, frite o alho e refogue o brócolis por cerca de cinco minutos. Coloque sal a gosto.

Purê de batata:

Derreta a manteiga e frite a cebola. Coloque a batata, o leite e o sal a gosto. Misture e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos.

Montagem:

Unte um refratário com manteiga e coloque todo o brócolis. Sobre ele coloque todo o requeijão e, em seguida, o purê de batatas e a mussarela. Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos para gratinar

POLÍTICA

Carla Zambelli renuncia ao mandato após STF determinar que suplente assumisse

A renúncia da deputada foi anunciada antes mesmo da Câmara cumprir a nova determinação do Supremo Tribunal Federal.

14/12/2025 15h00

Deputada Federal Carla Zambelli

Deputada Federal Carla Zambelli Divulgação

Continue Lendo...

Na tarde deste domingo (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao cargo parlamentar. A decisão foi tomada após uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o suplente, Adilson Barroso (PL-SP),  assumisse o cargo em até 48 horas.

Em nota, a Câmara informou que a deputada comunicou à Secretaria-Geral da Mesa a sua renúncia. "Em decorrência disso, o presidente da Câmara dos Deputados determinou a convocação do suplente, deputado Adilson Barroso (PL-SP), para tomar posse", informou a Casa em nota.

Em maio, Zambelli foi condenada pela Corte a dez anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão cibernética ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), feita pelo hacker Walter Delgatti Neto. O caso dela transitou em julgado, sem mais chances de recursos, em junho. 

A decisão foi levada para análise do plenário da Câmara. Na madrugada de quinta-feira (11), foram 227 votos a favor da cassação do mandato de Zambelli contra 170 votos pela manutenção. Eram necessários 257 para que ela perdesse o cargo.

Porém, na sexta-feira (12), o STF anulou a deliberação da Câmara e determinou a perda imediata do mandato. A Corte apontou que a votação violava a Constituição no dispositivo que impõe perda de mandato nos casos de condenação com trânsito em julgado.

Estratégia

A renúncia da deputada foi anunciada antes mesmo da Câmara cumprir a nova determinação do Supremo Tribunal Federal. Segundo aliados de Zambelli, seria uma estratégia para preservar os direitos políticos dela.

“Ao renunciar antes da conclusão da cassação, preserva direitos políticos, amplia possibilidades de defesa e evita os efeitos mais graves de um julgamento claramente politizado”, afirmou o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara.

Carla Zambelli está presa na Itália, desde julho deste ano, depois de fugir do Brasil em decorrência do trânsito em julgado do processo no STF. O Supremo aguarda a extradição.

Assine o Correio do Estado

 

ACEITOU

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

Exame será feito com equipamento portátil nas regiões inguinais

14/12/2025 11h30

Alexandre de Moraes aceitou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para realização de um exame de ultrassonografia dentro da prisão

Alexandre de Moraes aceitou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para realização de um exame de ultrassonografia dentro da prisão Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para realização de um exame de ultrassonografia dentro da prisão. A decisão foi proferida na noite deste sábado (13).

Bolsonaro está preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista.

“Diante do exposto, autorizo a realização do exame no local onde o condenado encontra-se custodiado, nos termos requeridos pela defesa. Dê-se ciência da presente decisão à Polícia Federal. Intimem-se os advogados regularmente constituídos”, decidiu o ministro.

O pedido de autorização foi feito na última quinta-feira (11) após Moraes determinar que Bolsonaro passe por uma perícia médica oficial, que deve ser feita pela própria PF, no prazo de 15 dias.

O exame será feito pelo médico Bruno Luís Barbosa Cherulli. O profissional fará o procedimento com um equipamento portátil de ultrassom, nas regiões inguinais direita e esquerda.

A defesa disse que a medida é necessária para atualizar os exames do ex-presidente. Ao determinar a perícia, Moraes disse que os exames apresentados por Bolsonaro para pedir autorização para fazer cirurgia e cumprir prisão domiciliar são antigos.

Na terça-feira (9), os advogados de Bolsonaro afirmaram que o ex-presidente apresentou piora no estado de saúde e pediram que ele seja levado imediatamente ao Hospital DF Star, em Brasília, para passar ser submetido a cirurgia.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).