A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), determinou, nesta quinta-feira (8), durante reunião com os secretários municipais, a reestruturação da Secretaria Municipal de Compras e Licitações (SELC) para acelerar os processos licitatórios do município.
“Nesta manhã, alinhei a desburocratização de todo o processo de compras e licitação por parte da Prefeitura de Campo Grande. Determinei que esses processos sejam integrados para que o tempo de demora tenha uma redução de até 40%”, revelou ao Correio do Estado.
A gestora municipal explicou que a Secretaria Municipal de Compras e Licitações passará por uma reestruturação, que, na verdade, já está em andamento desde dezembro do ano passado.
“A partir de agora, a SELC vai concentrar toda a parte do processo licitatório aqui no Paço Municipal para dar mais celeridade”, avisou a prefeita.
Atualmente, conforme Adriane Lopes, o que acontece na prática é que o processo licitatório é redigido na secretaria originária do pedido e, só então, destinado para a Secretaria de Compras e Licitações fazer os ajustes.
“Novamente, o processo retorna para pasta solicitante confirmar as modificações e, só depois, volta de novo para a SELC. Às vezes, esse período leva até seis meses”, revelou.
Para poder concentrar todos os procedimentos, a SELC vai fazer o processo licitatório e também a parte dos ajustes para dar celeridade.
“A previsão é diminuir em até 40% o tempo médio das licitações porque na prática serão eliminadas duas etapas desnecessárias”, adiantou Adriane Lopes, justificando a urgência de centralizar as licitações.


