Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ELEIÇÕES 2020

PSDB pretende pretende eleger de 38 a 45 prefeitos em Mato Grosso do Sul

Hoje, a legenda comanda 47 prefeituras e pretende permanecer com essa patamar hegemônico a partir de 2021
23/09/2020 16:18 - Flávio Veras


O presidente estadual do PSDB, Sérgio de Paula, revelou - em entrevista ao Correio do Estado - que os tucanos pretendem eleger de 38 a 45 prefeitos nas eleições municipais de 2020, em Mato Grosso do Sul. 

A legenda é cabeça de chapa em 57 municípios e terá vice-prefeitos em 28.  

Segundo Sérgio de Paula, nessa eleições o partido quer manter-se como a maior agremiação política do Estado e, por esse motivo, tem boas chances de conquistar os Executivos Municipais de 8, dos 12 maiores colégios eleitorais do interior sul-mato-grossense. 

“Temos expectativas de reeleições; com Marcelo Iunes, em Corumbá; e  Angelo Guerrero, em Três Lagoas. Já em Dourados poderemos compor com a vice-prefeitura. Além de Naviraí, Nova Andradina, entre outras. Após a confirmação da nossa expectativa, sentaremos com o mesmo bom espaço à mesa”, projetou.  

Sobre o apoio a reeleição de Marcos Trad (PSD), De Paula afirmou que foi um processo natural, pois, o apoio do prefeito da Capital foi um dos fatores fundamentais para a reelição do Governador Reinaldo Azambuja. 

“Temos parcerias em boa parte das cidades de Mato Grosso do Sul. Um bom exemplo é Campo Grande, pois o Marcos Trad é nosso parceiro político e, por comprometimento, seguimos apoiando o projeto dele Capital. Pelo apoio dele, nunca impusemos nada, ele ficou livre para escolher, por exemplo, a vice, apesar do interesse do presidente da Câmara, João Rocha e o ex-secretário, Carlos Alberto de Assis”, explicou.  

Sobre o desejo da deputada Rose Modesto em concorrer pela legenda, o presidente tucano afirmou que é natural existir o embate dentro do partido e, mais importante ainda, que ele seja plural. 

“A Rose, queria sua candidatura, assim como o deputado federal Beto Pereira, também queria. Porém, quando procuramos o Marcos para o apoio na última eleição, ele não pediu nenhum espaço da administração estadual e, nossa recíproca, tem que ser a mesma. Porém, o que o partido não abre mão, é ter uma chapa forte, pois temos hoje oito vereadores na Capital, além da presidência da Câmara de Vereadores”, ponderou.  

De paula ainda falou que todas as composições foram feitas respeitando a vontade de cada aliado, no entanto, o objetivo do PSDB, como de outros partidos políticos, é poder. 

“Respeitamos a governabilidade em todas às esferas. Entretanto, todas as legendas querem estar à frente das prefeituras. Porém, temos que articular com todas as legendas, pois nós o PSD, DEM e PP, pode conquistar 90% das prefeituras do estado. A coversa deve sempre existir, por exemplo, em alguns municípios estamos apoiando o Partido dos Trabalhadores PT, porque depende muito do cenário local para influenciar essa composição”, finalizou.  

VEREADORES

A legenda lançou 1.023 candidatos a vereadores em todo o estado. Uma mudança vertiginosa no número de pretensos aos Legislativos Municipais, pois no pleito de 2016, foram 300, sendo eleitos 136. Com a mudança na janela partidária, em abril deste ano, passou a ocupar 274 cadeiras nas Casas Legislativas Municipais.  

 

 
 

Felpuda


Candidato a vereador caiu em desgraça, pelo menos em um dos bairros de Campo Grande, ao promover comício em ginásio de esporte, com direito a ônibus lotados e espoucar de muitos fogos de artifício.

Aí dito-cujo foi alvo de muitas críticas, tanto pela zoeira causada, como por ter mandado às favas quaisquer cuidados na prevenção da Covid-19, ao promover grande aglomeração. Irresponsabilidade é pouco, hein?!