Política

Política

Robert Espíndola abre exposição hoje

Robert Espíndola abre exposição hoje

Redação

03/03/2010 - 06h11
Continue lendo...

Com telas que resgatam imagens e lembranças de infância e das imagens que abriram as portas para a entrada no mundo da arte, a exposição “Minhas primeiras memórias”, do artista plástico Robert Espíndola, será aberta hoje, às 18h30min, no foyer do Teatro Aracy Balabanian no Centro Cultural José Octávio Guizzo. A mostra, que conta com 13 obras, faz parte do Projeto Sala de Trânsito e segue até o dia 5 de abril. Influências tão distantes quanto o barroco Caravaggio e o abstracionismo de Jackson Pollock permeiam os quadros feitos por Robert. Segundo ele, existe um retorno às imagens que ele via em bíblias antigas quando criança. “Foram as primeiras imagens artísticas com as quais tive contato. Mas pode-se dizer que sempre tive grande sensibilidade artística”, alega Robert. Durante o processo de criação das obras, recheadas de linhas e formas abstratas, o artista buscou desconstruir imagens que o influenciaram, voltando-se para a estrutura dos desenhos. Robert define os trabalhos como uma espécie de abstracionismo figurativo. “Existe uma figura, mas ela foi abstraída. O observador consegue construir essa imagem, depende apenas de esforço imaginativo”, argumenta o artista. Para a criação das obras, ele utilizou a técnica mista sobre tela, contudo, tintas acrílicas e látex foram misturadas com areia e cola branca para que fosse obtida a textura desejada. Por meio de tubos, semelhantes aos de catchup, Robert aplicou a mistura sobre telas previamente pintadas, formando linhas e contornos que dão forma às imagens. Ele deu a isso o nome de bloquismo, por se assemelhar a blocos de rochas em uma pedreira, no qual as pessoas percebem formas, que muitas vezes não foram propositais. Aos 39 anos, Robert já participou de mais de 20 exposições. Algo curioso sobre o artista é o esforço que ele faz para não se repetir. “Já fiz obras com lápis e papel texturizado, canetas com micropontas, lápis coloridos. Uma vez que utilizo um material, tento não fazer outras obras com ele”, ressalta. A carreira como artista plástico profissional iniciou-se em 1998, quando amigos perguntaram se ele não tinha interesse em expor. Formado em oficinas de pintura e esculturas ministradas no próprio Centro Cultural José Octávio Guizzo, Robert defende que seu trabalho é voltado para um público perceptivo e inteligente. “Não tenho nada contra pinturas de paisagens, mas espero que ninguém venha à exposição esperando encontrar tuiuiús ou araras”, brinca.

Política

PGR defende progressão de regime do hacker Delgatti em caso que envolve Zambelli e Moraes

Walter está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli

22/12/2025 21h00

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Continue Lendo...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta segunda-feira, 22, de forma favorável à progressão de regime prisional de Walter Delgatti, conhecido como hacker de Araraquara (SP), condenado a oito anos e três meses de prisão.

Delgatti está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli (PL-SP) e por emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No parecer enviado ao ministro-relator Alexandre de Moraes, a PGR informou que, até 2 de julho deste ano, Delgatti havia cumprido um ano, 11 meses e cinco dias de pena - o equivalente a 20% do total. O documento também destaca que o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional aponta bom comportamento do detento, requisito previsto em lei para a concessão do benefício.

"Além disso, o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional atesta que o reeducando Walter Delgatti Neto apresenta bom comportamento carcerário. Dessa forma, estão atendidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos para a progressão de regime prisional", escreveu o PGR Paulo Gonet.

A manifestação da PGR foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo de execução penal e pelo pedido de progressão apresentado pela defesa. Não há prazo para decisão.

 

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).