Política

MEGAINVESTIMENTO

Socialista, prefeito de Ribas é cortejado até por bolsonaristas

Após anúncio de investimento bilionário da Suzano, políticos de vários partidos procuraram o prefeito

Continue lendo...

Um dos cinco prefeitos do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Brasil, João Alfredo Danieze, chefe do Executivo de Ribas do Rio Pardo, tem sido procurado por políticos de várias vertentes, desde a senadora bolsonarista Soraya Thronicke (PSL) até o deputado federal tucano Beto Pereira (PSDB).  

A terceira fábrica de celulose da Suzano em Mato Grosso do Sul, que já começou a ser construída na cidade e que receberá R$ 14,7 bilhões em investimentos diretos, tem sido o motivo do assédio de políticos de todos os matizes.  

Danieze, que foi candidato a governador nas eleições de 2018, esconde o jogo sobre como se comportará nas eleições de 2022 – se apoiará os candidatos da esquerda ou se seu partido terá candidato próprio. O que ele sabe, por enquanto, é que o interesse por sua cidade – e, indiretamente, por ele – tem sido cada vez maior.

O prefeito afirmou não estar interessado nas articulações políticas. Ele disse que mantém uma boa relação com os visitantes e não tem nenhum interesse em 2022.  

“Essas visitas vão ser cada vez mais recorrentes daqui para frente porque é véspera de ano eleitoral”, afirmou.  

“Não estou pensando em política, quem quiser me contatar para conversar sobre as articulações, estou disponível, mas não recebi nenhum pedido desse tipo. Apesar de ser do Psol e ter uma linha diferente de trabalho, mantenho uma relação republicana com todos que estão vindo até Ribas do Rio Pardo: recebo de maneira institucional e entrego as demandas que a cidade pede com esse rápido crescimento de uma hora para outra”, frisou.

Sobre ter ideologia diferente da dos visitantes, João Alfredo disse que, apesar das visitas políticas serem institucionais, as trativas com os parlamentares, secretários e afins não pesam para o lado partidário. 

“Qualquer político que vem visitar Ribas eu recebo muito bem, independentemente de ter uma ideologia partidária contrária à minha, porque estão aqui para ouvir as necessidades locais e atender às demandas da região”, pontuou.  

O chefe do Executivo foi questionado sobre as apostas do Psol em 2022 e sobre o surgimento de uma possível aliança partidária a partir dessas visitas, mas preferiu não dar sua opinião.  

Últimas notícias

ALINHAMENTO

O prefeito de Ribas disse ao Correio do Estado que a relação com o governador Reinaldo Azambuja é boa, respeitosa e recíproca. “A minha comunicação com o governo Azambuja é boa e flui. 

Temos que entender que é um investimento bilionário para MS e será a maior fábrica de celulose do mundo, então é de interesse de todas as partes, do Estado e do governo federal”, explicou.

OUTROS PONTOS

João Alfredo alinha as trativas não só com parlamentares de centro e direita, mas também recebe os partidários de esquerda e centro-esquerda, como Dagoberto Nogueira (PDT) e Vander Loubet (PT).  

A senadora Soraya Thronicke (PSL) informou por meio de assessoria que a visita a Ribas do Rio Pardo tratou apenas de agenda institucional, avaliando as demandas da cidade, e que não houve nenhum tipo de conversa política com o prefeito do Psol. 

“Visitei a cidade, conheci as dependências do canteiro de obras e recebi demandas em mãos do prefeito João Alfredo e do presidente da Câmara Municipal, Tiago Zico [PSDB]. Nada além disso, alinhamos as trativas para necessidades locais, mas em relação à política foi apenas com o diretório do PSL de Ribas do Rio Pardo”, disse a presidente estadual do PSL.  

MEGAEMPREENDIMENTO

Denominado Projeto Cerrado, a construção da fábrica de celulose do grupo Suzano foi confirmada em maio e promete ser um dos maiores investimentos privados no Brasil, aplicando o valor de R$ 14,7 bilhões. 

Conforme João Alfredo Danieze, atualmente, o canteiro de obras conta com 800 funcionários, mas poderá gerar empregos a mais de 10 mil pessoas até a sua finalização, prevista para o primeiro trimestre de 2024.  

Voltada ao segmento da celulose, a Suzano investirá na produção de fibra curta de eucalipto.

Assine o Correio do Estado

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

"Pé direito"

Gordinho do Bolsonaro pede boicote à Havaianas após comercial com Fernanda Torres

Deputado federal jogou chinelos no lixo e disse que irá passar virada do ano ouvindo Zezé de Camargo

22/12/2025 14h45

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Em polêmica que envolveu boa parte da direita, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), conhecido como "Gordinho do Bolsonaro" pediu boicote à Havainas após a atriz Fernanda Torres estrelar a nova propaganda da marca"alfinetando" indiretamente o espectro bolsonarista.

Na propaganda, a atriz afirma aos espectadores que não deseja que eles comecem o próximo ano "com o pé direito", fator que revoltou o deputado, que fez questão de descartar os chinelos em uma lixeira, gravar a ação e postar em suas redes sociais.

"Passei a minha vida inteira usando chinelo havaianas, mas infelizmente como eu não vou poder virar 2026 com o pé direito, aqui em casa vai pro lixo, havainas aqui na minha casa não entra mais, e tem outra vou passar a virada escutando Zezé de Camargo", destacou Gordinho. 

Abaixo, a íntegra da propaganda estrelada pela atriz. 

"Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama", diz Fernanda, no comercial.

Vale destacar que o comercial gerou polêmica com outros políticos da direita. O "jogo de palavras" com a conhecida expressão popular significou, para Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), entre outros, uma indireta ao espectro político da direita.

"Eu achava que isso aqui era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé, só que eu me enganei, disse Eduardo, antes de qualificar Fernanda Torres como alguém 'declaradamente de esquerda'", disse em suas redes sociais.

Até a publicação desta matéria, a declaração do deputado conta com 155 mil curtidas e mais de 15 mil comentários. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).