Estudo realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra o melhor horário para votar nas capitais brasileiras. Em Campo Grande, os horários recomendados pelo órgão, que teriam menos filas, é antes das 9h e depois das 13h. Neste domingo, no segundo turno das eleições presidenciais, as urnas ficam abertas das 8h às 17h.
Conforme a análise sobre o comportamento do eleitor das capitais no primeiro turno destas eleições, a maior concentração de eleitores para votar na Capital sul-mato-grossense ocorreu das 10h às 12h. O comportamento foi o mesmo verificado na maioria das outras cidades.
O estudo foi desenvolvido com base em dados estatísticos das 27 capitais do país. O início da manhã revelou-se um momento tranquilo de votação. Se o comportamento do eleitor for o mesmo no segundo turno, ele correrá menos riscos de enfrentar fila se chegar à seção eleitoral antes das 9h. A exceção é São Paulo, onde a movimentação só caiu a partir das 13h.
Outra exceção foi a cidade de Palmas (TO), cujo horário de pico de votação ocorreu no início do dia, precisamente entre 9h30 e 11h. Em boa parte das cidades, a chegada à seção após as 15h reduziu os riscos de espera prolongada.
Os eleitores de Rio Branco (AC) apresentaram um comportamento bastante diferente dos votantes da maioria dos municípios analisados no levantamento: de 11 às 16h houve grande concentração de eleitores nas zonas eleitorais da capital acreana.
O estudo mostrou ainda que em outras cidades da região Norte houve grande movimentação de eleitores tanto no período matutino quanto vespertino. Em Boa Vista (RR), as seções eleitorais receberam mais votantes entre 10h30 e 12h e entre 14h30 e 17h. Em Macapá (AP), foi registrado picos entre 10h e 12h e entre 16h e 16h30. Em Porto Velho (RO), houve concentração entre 11h e 13h e 15h30 e 17h.
No Nordeste, os eleitores de Maceió (AL) demonstraram comportamento semelhante. Na capital alagoana, a concentração maior de eleitores deu-se entre 10h e 12h e entre 15h e 17h.


