Política

CORUMBÁ

Vereador faz alerta e planta 1.405 mudas de árvores, mesmo número de votos que o elegeu

Campanha tem objetivo de reflorestar a cidade e também ajudar a diminuir a intensidade do calor através da arborização

Continue lendo...

Em seu terceiro mandato, o vereador Chicão Viana (PSB), 42, tomou uma iniciativa neste domingo, 12, que movimentou Corumbá, cidade situada no coração do Pantanal que não tem um plano de arborização para reduzir a intensidade do calor, que chega a 45 graus, e melhorar a qualidade de vida das pessoas e do ambiente.

Com a ajuda de voluntários, ele iniciou o plantio de 1.405 mudas de árvores – o mesmo número de votos que recebeu em outubro.

Com a campanha “Renascer Corumbá”, Chicão chamou a atenção da população para a queda do índice de árvores plantadas na cidade e a falta de cuidados dos órgãos ambientais com a saúde das espécies que ainda resistem – reflexos do abandono da cidade nos últimos anos.

Segundo dados, o número de supressão mensal de árvores, solicitada pelos próprios moradores, é duas vezes mais a quantidade de plantios realizados pela prefeitura.

“É preciso uma política ambiental agressiva para reverter esse déficit, que impacta no clima”, cobrou o presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Ângelo Rabelo, que participou da abertura do ato liderado pelo vereador, na manhã de ontem, 12.

“A arborização influencia a temperatura em até 10 graus numa cidade, mas hoje uma sombra vale ouro em Corumbá. Aqui uma árvore tem que ser tratada como monumento, contudo, temos um passivo preocupante.”

Educação ambiental

Chicão aliou a campanha por uma cidade mais verde ao propósito de agradecer os votos por mais um mandato, recebendo apoio da prefeitura e de alguns parceiros fortes, como a mineradora LHG Mining Corumbá, que doou 200 mudas de espécies nativas.

“Uni minha gratidão a reeleição ao desejo da população por uma cidade mais arborizada, cuja iniciativa deve envolver a todos num grande movimento de conscientização ambiental”, propôs.

O plantio teve início na rua Joaquim Venceslau de Barros, uma via que margeia a antiga ferrovia que demanda à fronteira com a Bolívia, com a presença da vice-prefeita Bia Cavassa, moradores da região e outros voluntários, dentre os quais a presidente da Fundação de Meio Ambiente, Cristina de Arruda Ferreira Fleming.

Ela garantiu que a cidade terá um plano de recuperação arbórea, com replantio, permanente manutenção e ações de educação ambiental.

POLÍTICA

Pela primeira vez, Assembleia Legislativa terá estande na Expogrande

No local, os deputados estaduais devem fazer reuniões voltados para a agricultura e pecuária

03/04/2025 17h30

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande FOTO: Divulgação ALEMS

Continue Lendo...

Na sessão ordinária desta quinta-feira (03), realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Gerson Claro, anunciou que, pela primeira vez, o Poder Legislativo terá um estande na maior feira agropecuária do Estado, a 85ª Expogrande, que começa nesta quinta-feira, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Segundo ele, este é um momento histórico, pois é a primeira vez que a Assembleia Legislativa terá um estande no evento. “Essa ação reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do agronegócio e com a aproximação com os produtores e a população”, disse.

No estande, que contará com materiais informativos e a presença de representantes prontos para dialogar e esclarecer dúvidas sobre as políticas implementadas e em andamento, os deputados estaduais devem fazer reuniões voltados para a agricultura, pecuária e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

De acordo com Gerson Claro, será um espaço para o intercâmbio de ideias e, principalmente, para estreitar os laços entre os parlamentares e os cidadãos do campo, que desempenham papel fundamental no crescimento econômico de Mato Grosso do Sul.

O tradicional evento da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) terá dez dias de programação com shows regionais e nacionais. Conforme a associação organizadora do evento, a expectativa financeira é pelo menos, repetir o desempenho financeiro do ano passado, que foi de R$ 577 milhões.

Serão dez dias de evento, que contará com shows, leilões, oportunidades de negócios e trações para as crianças. Para conferir a programação completa, clique aqui.

PREFEITURA TAMBÉM MARCARÁ PRESENÇA

Conforme divulgado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes abrirá as portas  do estande especial na 85ª Expogrande nesta quinta-feira (3). O espaço, que neste ano terá a parceria da Câmara Municipal, funcionará diariamente das 9h às 21h no Parque de Exposições Laucídio Coelho, até o dia 13 de abril, oferecendo serviços, atendimentos e debates estratégicos e fomento de negócios.

Gerson Claro destaca participação da ALEMS na Expogrande

Pelo terceiro ano consecutivo, a administração municipal marca presença no evento com um gabinete itinerante, onde o executivo e o legislativo realizarão encontros, despachos e compromissos oficiais. O objetivo é aproximar a gestão pública dos setores produtivos e estimular novas oportunidades de negócios.

Ao longo dos 11 dias de feira, o estande contará com palestras, workshops e oficinas sobre inovação, tecnologia e mercado, além de espaço para o artesanato e apresentações culturais, valorizando a identidade local.

Assine o Correio do Estado.

Novo líder

Após cassação, eleição para prefeito acontece neste domingo em cidade de MS

Cerca de 9,3 mil eleitores vão às urnas; horário de votação será das 7 às 16h

03/04/2025 17h00

Foto: Marcelo Victor/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Os 9.366 eleitores de Paranhos, interior do Estado, vão às urnas neste domingo (6) para eleger o novo prefeito e vice-prefeito do município. A eleição suplementar ocorre após a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), devido a irregularidades nas contas de sua gestão anterior, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A determinação pelo novo pleito decorre da Resolução nº 853/2025, assinada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar, no dia 21 de fevereiro. Assim como em 2024, o horário de votação será das 7 às 16h com previsão de totalização dos votos para às 18h (horários de MS). São 30 seções eleitorais distribuídas em cinco locais de votação.

Desde 1º de janeiro de 2025 o presidente da Câmara de Vereadores assumiu o cargo de prefeito do município de Paranhos, de forma interina, devendo exercê-lo até a posse do novo prefeito. Para o pleito do próximo domingo, concorrem aos cargos os candidatos Hélio Acosta (PSDB) e Alfredo Soares (MDB), da chapa Unidos Por Paranhos, e Jorge Ricardo Laurício (PT) e Doutor Vicente (PT), da Federação Brasil da Esperança.

A fim de evitar transtornos, a Justiça Eleitoral orienta aos eleitores de Paranhos a consultarem previamente seus locais de votação, que pode ser feito por meio do site do TRE-MS ou pelo aplicativo e-Título.

Preparativos

A partir desta quinta-feira (3), as urnas eletrônicas serão entregues aos 120 mesários junto com o material de apoio e suporte. O local de totalização dos votos, por sua vez, terá lugar no Posto de Atendimento do município, localizado na Avenida Marechal Dutra, 2111, Centro.

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).