Política

REVANCHE

Vira-casaca, Capitão Contar aposta em efeito Pablo Marçal para encarar Riedel

Em visitas ao interior, o ex-deputado estadual teria falado que continuará no PRTB e que desistiu do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro

Continue lendo...

Em uma guinada de 180 graus, o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB) teria desistido de tentar uma vaga no Senado e sairia novamente candidato a governador de Mato Grosso do Sul nas eleições gerais de 2026.

Além disso, conforme apurou o Correio do Estado, ele deve continuar no PRTB, apostando no fenômeno Pablo Marçal, e não pretende mais migrar para o PL do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, esquecendo que foi eleito deputado estadual em 2018 graças à “onda bolsonarista”.

O Capitão Contar também quer tentar uma revanche contra o governador Eduardo Riedel (PSDB), que o derrotou no segundo turno das eleições gerais de 2022 por uma diferença de 196.097 votos válidos, ou seja, 13,8% do total.

É bom lembrar que o ex-deputado estadual só avançou para o segundo turno depois que o ex-presidente pediu, na reta final do primeiro turno, em debate presidencial transmitido ao vivo pela TV Globo, votos ao então candidato bolsonarista sul-mato-grossense. 

A mudança de rumo, já que até então Bolsonaro apoiava a candidatura do tucano Eduardo Riedel, foi provocada por declaração da senadora Soraya Thronicke (Podemos), inimiga política do ex-presidente e também presidenciável na época, que o chamou de infiel por estar no palanque do PSDB.

A fala de Bolsonaro teve impacto imediato nas eleições em Mato Grosso do Sul e acabou fazendo com que Capitão Contar e Eduardo Riedel avançassem para o segundo turno, tirando do páreo o ex-governador André Puccinelli (MDB), que até então liderava todas as pesquisas de intenções de votos para voltar ao comando do Estado.

VIRA-CASACA

Preocupado em voltar a ocupar um cargo público eletivo, de preferência o mais alto de Mato Grosso do Sul, Contar não teria pensado duas vezes para virar a casaca, trocando o colega de caserna e de patente – ambos são capitães do Exército – pelo aliado de ocasião, o fenômeno Pablo Marçal.

O candidato do PRTB paulista por pouco não conseguiu avançar ao segundo turno da eleição para prefeito de São Paulo (SP), a maior e mais importante cidade brasileira, derrotando os candidatos apoiados por Bolsonaro – que acabou reeleito – e pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Correio do Estado apurou que, nas andanças por cidades do interior do Estado, onde obteve muitos votos em 2018, Capitão Contar tem falado para seus apoiadores da direita que vai mesmo sair candidato a governador, pois os resultados de algumas pesquisas são muito animadores.

Ao ser questionado o porquê de não se filiar ao PL de Bolsonaro, ele revelou que, continuando no PRTB, teria o apoio de Pablo Marçal e, quem sabe, poderia repetir em Mato Grosso do Sul o mesmo efeito que o coach conseguiu com os eleitores da direita em São Paulo.

Capitão Contar acredita que Pablo Marçal deverá sair candidato a presidente da República pelo PRTB em 2026 e, dessa forma, faria uma dobradinha com ele no Estado, disputando o cargo de governador. 

Uma das cidades onde o ex-deputado estadual esteve e teria falado sobre esse assunto foi Naviraí. Ele participou da Jornada Pedagógica 2025, realizada pela Gerência Municipal de Educação (Gemed), na manhã de terça-feira, com aproximadamente 800 professores, coordenadores pedagógicos e administrativos.

O encontro dos trabalhadores em educação, realizado nas dependências do Salão Paroquial de Naviraí, teve a presença da primeira-dama Naiza Capuci Sacuno, da vice-prefeita Telma Minari (União Brasil) e do prefeito Rodrigo Sacuno (PL), que chegou ao encontro dos educadores acompanhado pelo Capitão Contar.

SAIBA

“Sou Bolsonaro e sairei ao Senado”, diz Contar

Procurado pelo Correio do Estado, o ex-deputado estadual Capitão Contar negou que disputará o cargo de governador em 2026 ou que apoiará Pablo Marçal.

“Por enquanto, vou continuar no PRTB, mas o meu candidato a presidente é Jair Bolsonaro. Não procede que vou apoiar Pablo Marçal. Todas as minhas decisões vão ser baseadas em pesquisas. E esses levantamentos apontam que é melhor disputar uma das vagas ao Senado. A legenda ainda será definida mais adiante”.

Assine o Correio do Estado

Política

PGR defende progressão de regime do hacker Delgatti em caso que envolve Zambelli e Moraes

Walter está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli

22/12/2025 21h00

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Continue Lendo...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta segunda-feira, 22, de forma favorável à progressão de regime prisional de Walter Delgatti, conhecido como hacker de Araraquara (SP), condenado a oito anos e três meses de prisão.

Delgatti está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli (PL-SP) e por emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No parecer enviado ao ministro-relator Alexandre de Moraes, a PGR informou que, até 2 de julho deste ano, Delgatti havia cumprido um ano, 11 meses e cinco dias de pena - o equivalente a 20% do total. O documento também destaca que o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional aponta bom comportamento do detento, requisito previsto em lei para a concessão do benefício.

"Além disso, o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional atesta que o reeducando Walter Delgatti Neto apresenta bom comportamento carcerário. Dessa forma, estão atendidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos para a progressão de regime prisional", escreveu o PGR Paulo Gonet.

A manifestação da PGR foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo de execução penal e pelo pedido de progressão apresentado pela defesa. Não há prazo para decisão.

 

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).