Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia, disse estar pronto para um cessar-fogo com a Rússia a partir deste sábado, 3, caso o país rival aceite uma trégua de, pelo menos, 30 dias.
"Esse é um prazo razoável para preparar os próximos passos. A Rússia precisa parar a guerra - cessar seus ataques e bombardeios", escreveu Zelenski em seu perfil da rede social X.
We are preparing for important foreign policy meetings and negotiations. The key issue is whether our partners can influence Russia to accede to a full ceasefire—a durable silence that would allow us to seek a way out of this war.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 3, 2025
Right now, no one sees any such readiness from… pic.twitter.com/DHavwaKDGS
Na mesma publicação, o mandatário ucraniano disse estar se preparando para importantes reuniões e negociações de política externa.
"A questão fundamental é se nossos parceiros conseguirão influenciar a Rússia a aderir a um cessar-fogo total - um silêncio duradouro que nos permitiria buscar uma saída para esta guerra. No momento, ninguém vê tal prontidão por parte da Rússia. Pelo contrário, sua retórica interna é cada vez mais mobilizadora", completou, pedindo sanções à energia e aos bancos russos para pressionar o país a parar os ataques.
Mais cedo neste sábado, 3, Zelenski negou a proposta de uma trégua de 72 horas proposta pela Rússia em virtude das comemorações do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio.
Os ucranianos também se negaram a garantir a segurança das autoridades que forem a território russo para as celebrações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar em Moscou no próximo dia 8 para participar do evento. A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, já está em solo russo.


