Tecnologia

Cancerígeno

Ação pede alertas nas embalagens de enxaguantes bucais

Ação pede alertas nas embalagens de enxaguantes bucais

Redação

28/03/2011 - 03h33
Notícia sem imagem

O Ministério Público Federal em Guarulhos entrou com uma ação para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exija que fabricantes de enxaguantes bucais com álcool informem na embalagem que o produto pode causar câncer.

A ação cita uma matéria da Folha de abril de 2009. Segundo o texto do documento, estudos citados na matéria provam a relação entre câncer de boca e o uso de enxaguantes com álcool.

Uma das pesquisas foi feita no Brasil com 309 pacientes e publicada na "Revista de Saúde Pública" da USP.

De acordo com o Ministério Público, a partir da publicação da matéria, instaurou-se um inquérito civil para avaliar os riscos do produto. Um parecer da Anvisa foi requisitado.

Em março de 2010, a agência declarou que faltam provas para relacionar o uso do produto com o risco de câncer.

"A Anvisa foi negligente. A dúvida justifica a precaução. Rótulos e embalagens devem informar sobre a existência de estudos e do risco", diz Matheus Magnani, promotor e autor da ação.

A ação foi encaminhada com pedido de liminar - pode passar a valer assim que for avaliada por um juiz.

A Anvisa informou que ainda não recebeu nenhuma notificação sobre a ação e, por enquanto, não quer se manifestar sobre o assunto.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).