Tecnologia

Tecnologia

Google libera correção para bug que permite roubo de dados pessoais no Android

Google libera correção para bug que permite roubo de dados pessoais no Android

Redação

19/05/2011 - 04h30
Notícia sem imagem

Brecha afeta 99,7% dos usuários de Android; hackers, através de redes Wi-Fi abertas, podem acessar contas,contatos e outras informações.

Uma falha de segurança descoberta no Android, que permitia o roubo de dados pessoais em 99,7% dos celulares com a plataforma, foi corrigida em todos os aparelhos com sistema operacional do Google, de acordo com o porta-voz da empresa.

O problema foi revelado por pesquisadores alemães da Universidade de Ulm, que postaram um documento mostrando que certos tokens de autenticação (authtokens, em inglês) estava sendo enviados sem serem criptografados, que poderiam potencialmente expor os usuários ao risco de terem suas informações pessoais (como Calendários, Contados e contas do Picasa, por exemplo) roubadas por hackers que estivessem na mesma rede Wi-Fi aberta.

A correção já tinha sido feita na versão mais atual do sistema, a Gingerbread (ou Android 2.3.4), contudo, como apontaram os pesquisadores, a maioria dos celulares com a plataforma do Google – mais de 99% – ainda não rodam esta versão. Hoje (18/05), a companhia começou a disponibilizar para todas as versões do Android o pacote que corrige esse problema; o update é global e automático, e não precisa da atualização de software do usuário final. O Google espera que esse processo seja completado e atinja todos os dispositivos ao redor do mundo em até uma semana.

O patch corrige o erro com tokens de autenticação tanto para o Google Calendar quanto para o Google Contacts, porém os engenheiros do Android ainda procuraram uma maneira de remediar o problema com o Picasa.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).