Tecnologia

Tecnologia

Loja virtual do Windows Phone 7 chega a 30 mil aplicativos

Loja virtual do Windows Phone 7 chega a 30 mil aplicativos

Redação

01/09/2011 - 02h00
Notícia sem imagem

A loja virtual do Windows Phone 7, chamada de Marketplace, chegou à marca de 30 mil aplicativos disponíveis. O número é significativo, principalmente se considerado a pequena participação do sistema no mercado de dispositivos móveis.

A contagem, embora confiável, não é oficial. Vale lembrar que a Microsoft liberou o desenvolvimento de programas para a plataforma em março de 2010, e, em um ano, 11,5 mil foram construídos. Os primeiros dispositivos com o SO começaram a ser comercializados em outubro.

Na comparação com App Store, da Apple, que conta com mais de 400 mil aplicativos, a loja da Microsoft está muito atrás. O mesmo pode ser dito em quanto à Android Market, da Google, que atingiu 250 mil programas registrados em julho. O mais grave, porém, é que as empresas continuam priorizando as duas lojas em relação à Marketplace: em geral, os softwares chegam a elas muito antes de surgirem no WP7.

A companhia de Redmond tem tentado alterar esse cenário, dando especial atenção aos aplicativos mais populares. Netflix, Shazam e Angry Birds, por exemplo, não deverão deixar a plataforma para trás na hora de liberarem updates. Com a chegada da nova versão do SO, o Mango, a gigante espera aprimorar as funções à disposição dos desenvolvedores, como atalhos no menu principal e melhor sincronia com câmera.

As novidades poderão contribuir para que o WP7 torne-se mais atraente. Um problema ainda não corrigido, porém, é a falta de um mecanismo integrado para aquisição de programas. Alguns games para Xbox Live, por exemplo, estarão disponíveis no Mango, mas outros não serão acessíveis a partir dele.

O instituto NPD estima que o WP7 esteja em 2% dos smartphones nos Estados Unidos, ante 52% do Android e 29% do iOS. A Microsoft, com certeza, terá paciência para que sua plataforma alcance índices mais altos, esperando que os desenvolvedores a ajudem na tarefa. Do outro lado, temos a HP, que não esperou para ver do que o WebOS seria capaz.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).