Tecnologia

Tecnologia

Novo exame pode ajudar em tratamento de doença autoimune

Novo exame pode ajudar em tratamento de doença autoimune

Redação

06/09/2012 - 22h00
Notícia sem imagem

A nefropatia membranosa idiopática é uma doença autoimune que leva à falha dos rins se não tratada. O problema é que a terapia com imunossupressores é efetiva, mas tóxica demais em alguns casos. Agora, pesquisadores da Holanda, França e Reino Unido criaram um teste que pode identificar quais pacientes podem ou não receber as medicações. Além disso, o exame de sangue pode ajudar os médicos a entender a severidade da doença e planejar o tratamento. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira no Journal of the American Society of Nephrology (JASN).

"Não está claro quem pode ser tratado, quando o tratamento deve começar e quão longo o tratamento deve ser continuado. Nós precisamos de melhores ferramentas para ajudar na tomada de decisões", diz Julia Hofstra, da Universidade Radboud (Holanda), que participou do estudo. Pesquisadores identificaram recentemente em pacientes anticorpos - chamados de antiPLA2R - que atacam e causam danos aos rins. Os médicos, contudo, não têm ferramentas para medir esses anticorpos e não sabem se o nível deles no sangue provê alguma informação sobre a severidade da doença.

Agora, o novo estudo mostrou que quanto maior o nível de antiPLA2R no sangue, mais severa é a doença. Além disso, quanto menor a quantidade do anticorpo no sangue, maior é a chance de remissão espontânea da doença (34% no grupo com os mais baixos índices contra 4% naqueles com os maiores). "Esses dados nos dão esperança de que, em um futuro próximo, anticorpos antiPLA2R possam ser detectados com uma simples amostra e medição dos níveis no sangue e possa aprimorar o tratamento em pacientes", diz Julia.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).