Tecnologia

Tecnologia

Computadores do futuro poderão ser movidos a água

Computadores do futuro poderão ser movidos a água

Redação

09/09/2012 - 19h00
Notícia sem imagem

Você já imaginou se o seu computador pudesse ser movido a água? Não estamos falando de refrigeração líquida, mas sim de processamento de dados feito graças a pequenas gotas de água. Essa é a mais nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Aalto University, nos Estados Unidos.

A logica utilizada está sendo chamada de “gotas hidrofóbicas”. O truque consiste em usar uma superfície que repele a água, se inclinando cada vez que uma pequena gota a atinge. Dessa forma, os cientistas calibraram o equipamento de maneira que, cada vez que a placa se oriente para um destino específico, seja possível registrar a sua posição.

Registrando a posição, é possível criar um mecanismo similar ao da leitura dos bits “0” e “1” em um computador, tornando as operações elementares tecnicamente possíveis apenas tendo um mecanismo à base de água como gerador de energia. O projeto ainda está em fase inicial de estudos, mas se mostra bastante promissor em seus primeiros resultados.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).