Tecnologia

ESTUDO:

Cirurgia de apendicite pode ser substituída por antibióticos

Cirurgia de apendicite pode ser substituída por antibióticos

Redação

28/09/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

Quem já teve apendicite sabe que a medida mais comum para acabar com o problema é remover o apêndice com um processo cirúrgico. Mas um estudo da Academia Sahlgrenska, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostrou que o tratamento com antibióticos pode ser eficaz na maioria dos casos. As informações são do EurekAlert.

Em sua tese, a líder do estudo Jeanette Hansson discute dois grandes estudos clínicos de pacientes com o problema. No primeiro, ela compara a cirurgia com o tratamento com medicamentos e no segundo a eficácia dos antibióticos para a apendicite.

Os estudos mostram que o tratamento com antibióticos foi tão eficaz quanto a cirurgia para a maioria das pessoas. “Alguns pacientes estão em estados tão graves que a cirurgia é necessária, mas 80% das pessoas podem ser tratadas com antibióticos até se recuperarem”, afirma Jeanette.

Além disso, as análises apontaram que pacientes que são tratados com antibióticos têm menos probabilidades de complicações que os que se submetem à cirurgia. O risco de voltar a ter problemas em 12 meses de tratamento com antibióticos é de 10 a 15%.

Mesmo que a resistência a antibióticos possa afetar o tratamento, é inegável que os medicamentos são uma alternativa viável para a operação. "Nossos estudos mostram que pacientes que precisam de cirurgia porque voltaram a ter apendicite, ou porque os antibióticos não funcionaram, não correm o risco de complicações adicionais em relação àqueles operados logo na primeira vez", disse Jeanette Hansson.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).