Tecnologia

até 2020

Samsung anuncia 5G 'centenas de vezes mais rápida' que 4G

Samsung anuncia 5G 'centenas de vezes mais rápida' que 4G

Redação

13/05/2013 - 09h25
Notícia sem imagem

A Samsung anunciou nesta segunda-feira que testou com sucesso uma nova tecnologia wireless 5G que permitiria a usuários fazer o download de um filme inteiro em apenas um segundo. A empresa sul-coreana afirmou que o teste verificou a transmissão de mais de 1 gigabyte por segundo entre dois terminais separados por dois quilômetros de distância, de acordo com informações da agência AFP.

O sistema atual de telefonia móvel (4G) permite transmitir 75 megabytes por segundo. A nova tecnologia, que não estará disponível ao mercado pelo menos até 2020, ofereceria aos usuários uma velocidade de transmissão “de até centenas de vezes mais rápida” que a rede 4G existente atualmente, disse a companhia em comunicado.

Isso irá permitir que seja possível transmitir grande quantidade de dados, incluindo filmes em HD, praticamente sem limitação, acrescenta a nota, que diz ainda que os assinantes poderiam desfrutar de uma vasta gama de serviços, como “filmes 3D, jogos, leitura direta (streaming) com conteúdo em alta definição (UHD)”, entre outros.

A Samsung afirmou que descobriu uma maneira de aproveitar as bandas de ondas milimétricas que até então tinham se provado uma barreira para a indústria de tecnologia móvel. A nova tecnologia utiliza frequências extremamente altas (EHF), mas ainda não responde a nenhuma das normas técnicas reconhecidas pelos organismos internacionais. Um dos países mais conectados do mundo, a Coreia do Sul tem cerca de 20 milhões de usuários do 4G.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).