Tecnologia

Tecnologia

Sol libera sua mais forte erupção de 2014

Sol libera sua mais forte erupção de 2014

Redação

05/03/2014 - 05h00
Notícia sem imagem

O pico de atividade solar parece estar começando a desaparecer.

Mas, nossa estrela não ‘planeja’ sair do seu Máximo Solar de modo tão calmo. O Sol apareceu com uma enorme mancha que lançou labaredas de classe X 4.9 – o maior de 2014.

Devido à localização específica da mancha, exatamente no sudeste do Sol, não espera-se que a ejeção de massa coronal tenha algum impacto em satélites ou sistemas de comunicação de rádio aqui na Terra.

“Emissões de ondas de rádio da ejeção de massa coronal sugerem uma velocidade de expansão de quase 2 milhões de metros por segundo. Se tal ‘nuvem’ em movimento atingisse a Terra, as tempestades geomagnéticas resultantes poderiam ser graves. No entanto, devido a sua trajetória ser longínqua, elas vão passar apenas de raspão”, declarou oficialmente o site Space Weather.

Em 28 de janeiro de 2013, uma emissão de classe M – o segundo alargamento mais forte depois dos de classe X – saiu do Sol com uma grande quantidade de raios-X, adentrando o espaço profundo.

Hoje os cientistas conseguem observar uma camada de baixa atmosfera solar, logo acima da superfície, chamada de cromosfera, com resolução inacreditável. No entanto, as sondas enviadas para observar o Sol, não podem observar toda a estrela, então os pesquisadores tentam prever quando ocorrerá as atividades solares.

As labaredas solares são, na verdade, poderosas rajadas de radiação. Sua energia viaja na velocidade da luz para chegar à Terra em apenas 8 minutos. Aqui na Terra, nossa camada na atmosfera chamada ionosfera consegue absorver a radiação emitida. No entanto, quando a erupção é extremamente forte, consegue interferir e prejudicar sistemas que dependem de satélites como GPS, TV por assinatura, telefonia, internet, etc.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).