Tecnologia

Tecnologia

Em breve, o Google Tradutor poderá traduzir textos em placas

Em breve, o Google Tradutor poderá traduzir textos em placas

Redação

17/05/2014 - 06h00
Notícia sem imagem

O Google anunciou nesta sexta-feira a compra da startup Quest Visual, responsável pelo interessante aplicativo Word Lens. O programa é capaz de traduzir, em tempo real, textos impressos em placas, capas de livros e outras superfícies usando a câmera de smartphones – e a funcionalidade deve ser incluída no Google Tradutor, segundo comunicado emitido pelos desenvolvedores.

Os valores da transação não foram informados por nenhum dos dois lados, mas é a parte envolvendo o recurso a mais interessante. Com versões para Android, iOS e Glass, o Word Lens já servia como um bom ajudante para viajantes por oferecer tradução na hora, mesmo que um pouco falha, de textos em inglês, português, espanhol, russo, alemão e italiano.

Integrada ao Tradutor, a funcionalidade pode representar um avanço significativo no serviço do Google – que, por sua vez, ainda deve adicionar diversos outros idiomas e dicionários mais completos a essa tradução em tempo real. E esse é apenas uma das melhorias que podem aparecer no sistema desenvolvido pela Quest Visual.

É sempre bom lembrar que, além de possuir um serviço de tradução bem competente, o Google ainda é dono de uma das tecnologias de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) mais avançados do mercado. Usado no Street View, o algoritmo do recurso é o responsável por identificar os números das casas fotografadas pelos carros autônomos, além de ser capaz de resolver CAPTCHAS complexos com precisão de quase 100%.

Imagine, então, um aplicativo que traga os dicionários do Google, aliados ao sistema do Word Lens e a essa tecnologia de OCR. Pois esse, quem sabe, pode ser o Tradutor presente nos smartphones e no Glass em breve – embora ainda falte uma confirmação da empresa.

Se quiser conhecer o Word Lens, aproveite para baixá-lo agora: o app, com os pacotes de idiomas, está disponível de graça no Android e no iOS, ao menos enquanto a transição para o Google é feita.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).