Tecnologia

estudo psicológico

Executiva do Facebook pede desculpas por teste em usuários

Executiva do Facebook pede desculpas por teste em usuários

Redação

02/07/2014 - 23h30
Notícia sem imagem

A chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, desculpou-se nesta quarta-feira (2) pelo polêmico estudo psicológico que a rede social conduziu com quase 700 mil usuários, diz reportagem do "The Wall Street Journal".

O site virou alvo de protestos após divulgar, na semana passada, uma pesquisa realizada em 2012 na qual filtrou e manipulou sem qualquer tipo de aviso prévio o feed de notícias dos usuários, observando as emoções às quais as pessoas eram expostas.

"Pedimos desculpas pela falta de comunicação. Nunca quisemos aborrecê-los", disse a executiva durante um encontro com anunciantes em Nova Déli, na Índia.

Segundo ela, o estudo foi parte de pesquisas que empresas realizam para testar seus produtos.

"Encaramos privacidade e segurança com muita seriedade no Facebook, pois é isso que permite às pessoas compartilhar opiniões e emoções", completou Sandberg.

TESTE PSICOLÓGICO
A pesquisa, conduzida em parceria com as universidades de Cornell e da Califórnia, em São Francisco, teve duração de uma semana e foi feita para avaliar se o contato com diferentes emoções influenciava o tipo de postagem dos usuários.

Por meio da manipulação de fluxo de vídeo, fotos, links e comentários de amigos, a empresa descobriu que, quanto mais histórias negativas os usuários recebiam, mais negativas ficavam suas próprias postagens, e vice-versa.

Advogados, ativistas da internet e políticos manifestaram preocupação com o experimento. Há receio de que o mecanismo possa ser usado para fins políticos.

No momento, autoridades britânicas estão investigando se o Facebook violou leis de proteção de dados ao realizar a pesquisa.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).