Tecnologia

TECNOLOGIA

Novo iOS 8 tem suporte para teclados alternativos

Novo iOS 8 tem suporte <br>para teclados alternativos

Redação

21/09/2014 - 12h45

Com a nova versão de seu sistema operacional móvel, a Apple passou a permitir, pela primeira vez, a instalação de teclados criados por outros desenvolvedores algo já disponível no rival Android há algum tempo.

Liberado para o público, o iOS 8 tem suporte para aplicativos como Fleksy, Minuum e SwiftKey, teclados que possuem de formas de escrita diferentes a opções de personalização.

O Fleksy (US$ 0,99), por exemplo, troca algumas ações por gestos. O usuário pode apagar caracteres deslizando o dedo para a esquerda ou adicionar um espaço deslizando para a direita, o que torna a digitação mais ágil.

Foi no Fleksy, aliás, que um adolescente brasileiro bateu o recorde do livro "Guinness" de digitação mais rápida num celular, em maio deste ano.

Já a marca do SwiftKey (gratuito) é a escrita baseada em "swype", em que o usuário arrasta o dedo sobre as letras para formas palavras. O aplicativo já estava disponível na App Store antes, mas só servia para criar notas no serviço Evernote.

Tanto o Fleksy quanto o SwiftKey suportam o nosso idioma e oferecem diversas opções de cores. O primeiro, no entanto, pode ser conectado às redes sociais para aprender como o dono escreve.

O mais diferente deles é o Minuum (US$ 1,99), que ocupa muito menos espaço da tela do celular, pois a disposição das letras é condensada.

Ele aposta na autocorreção e na sugestão de palavras para garantir que o usuário não escreva tudo errado muito embora seja difícil saber qual letra está sendo pressionada.

Felizmente, oferece a possibilidade de se apresentar no tamanho comum. Infelizmente, ainda não tem suporte ao português.

Há outras opções de teclado na App Store, claro, como o Swype. Além de mais aplicativos do gênero sendo desenvolvidos para se aproveitar do iOS 8.

O novo sistema operacional móvel da Apple também trouxe melhorias para o aplicativo da câmera, uma "central de saúde" (para acompanhar dados sobre alimentação, batimentos cardíacos etc.) e notificações mais "inteligentes" (que permitem ao usuário interagir com elas sem abrir seus respectivos apps).

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).