Tecnologia

TECNOLOGIA

Digitalização levará à 4ª revolução industrial, diz presidente da Nokia

Digitalização levará à 4ª revolução industrial, diz presidente da Nokia

Bruna Aquino

14/09/2017 - 11h37
Notícia sem imagem

Presidentes de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo debateram na manhã desta quarta (13), durante a edição americana do Mobile World Congress, em San Francisco, os aspectos do que pode ser, segundo eles, a quarta revolução industrial.

Para Rajeev Suri, presidente da Nokia, a principal característica dessa nova era é a captura e análise dados como cerne dos processos. Segundo Suri, o câmbio deve se tornar realidade pela digitalização de cinco atividades: saúde, distribuição de energia, transporte, comunicações e produção industrial.
"Com cada uma dessas tecnologias crescendo vigorosamente até meados de 2020, nós acreditamos que atingiremos um pico de produtividade similar aos anos dourados de 1950 nos Estados Unidos", diz o executivo.

Thaddeus Arroyo, CEO da AT&T, mostrou um pouco do que deve ser a "First Responders Network", uma rede exclusiva para os serviços de emergência dos Estados Unidos.

O contrato é de US$ 40 bilhões e 25 anos de duração e prevê a integração dos serviços de emergência com sensores espalhados pela cidade.

A conectividade pode melhorar, por exemplo, o deslocamento de uma viatura, evitando o tráfego ou até contabilizando, por câmeras inteligentes, quantas pessoas estão próximas de uma situação de risco.
Para ele, as cidades inteligentes serão a consequência da nova revolução industrial. "Estamos apenas vendo a ponta do iceberg do que essas tecnologias podem ser no futuro", afirmou.

Um novo modo de produzir também deve gerar empregos. Segundo Ronan Dunne, presidente da Verizon Wireless, até 2020, as novas tecnologias em jogo devem gerar até quatro milhões de empregos nos Estado Unidos. "Estamos na fronteira de algo que deve mudar o modo como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos".

Durante a feira, que termina nesta quinta (14), as discussões giraram em torno principalmente de tecnologias como 5G e a internet das coisas, consideradas disruptivas por especialistas.

Decisão

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Estádio sempre foi o favorito para receber a final da competição por causa de sua estrutura, da logística e da neutralidade do estádio

10/09/2026 13h45

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil

Brasília vai receber a primeira final única da Copa do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade' Foto: Pixabay

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).