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60% dos jovens usam web para conhecer pessoas

60% dos jovens usam web para conhecer pessoas

Infomoney

06/11/2010 - 08h00
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A sexta edição da pesquisa "Este Jovem Brasileiro", realizada pelo Portal Educacional, revelou que 60% dos jovens já usaram a internet para conhecer pessoas.

O estudo ainda apontou que, dos 10.500 entrevistados, 38% já trouxeram amigos do mundo virtual para o mundo real; enquanto que 25% já ficaram com pessoas que conheceram na internet.

Para o coordenador da pesquisa, o doutor Jairo Bauer, a web é um novo espaço de relacionamento e exige uma série de cuidados e limites que ainda não estão claros para os próprios jovens, nem para os pais ou professores.

Virtual x real
Para 97% dos jovens entrevistados, não dá para confiar logo de cara em quem conhecem pela internet. Porém, 44% deles admitem a possibilidade de marcar encontros reais.

De acordo com Jairo Bauer, não é o caso de impor limites e regras para controlar a vida online dos jovens, mas sim mostrar os riscos que existem. "É importante que eles próprios [adolescentes] aprendam a criar seus filtros e a lidar com essas situações de uma forma mais segura e responsável", acredita.

Para se ter uma ideia, 32% dos jovens seriam muito cuidadosos ao marcar encontros reais com conhecidos da web. Já 10% teriam só algum tipo de cuidado, e apenas 2% afirmaram que não teriam maiores preocupações.

O presente vai interferir o futuro?
A internet é mesmo um mundo de possibilidades, que incluem desde o lazer até pesquisas escolares e a ação de hackers. Por isso é importante escolher quais conteúdos são acessados, o que se escreve na web e se deve compartilhar fotos e informações.

Para a Coordenadora de Pesquisas da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, Betina von Staa, textos, fotos e comentários publicados hoje pelos jovens podem interferir muito na vida profissional e pessoal no futuro.

Ela explica que materiais postados online dificilmente são apagados, e como muitas empresas observam o que seus funcionários publicam na web, é importante ter consciência de qual imagem está criando de si próprio neste meio.

Rede social é um espaço público
"Jovens, assim como adultos, não podem ter a ilusão de que as redes sociais são frequentadas somente pelos seus amigos", destaca Betina. "São espaços públicos onde qualquer um acaba podendo entrar".

Dessa forma, é importante tomar os mesmos cuidados que se toma ao andar pelo shopping, pelas ruas ou mesmo ao falar em locais públicos. "O que não for adequado para qualquer um ver ou ler – incluindo pai, mãe, professores, futuros empregadores e desconhecidos –, não deve ser postado", conclui Betina.

Sobre a pesquisa
O estudo foi realizado com mais de 10.500 jovens com idade entre 13 e 17 anos, estudantes de 75 escolas da rede particular de ensino de todo País. Todos eles responderam anonimamente a um questionário online, entre o dia 01 de junho e 31 de agosto.
 

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

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O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

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