Tecnologia

SAÚDE

Bebida pode aumentar o risco de declínio cognitivo em idosos

Bebida pode aumentar o risco de declínio cognitivo em idosos

TERRA

21/07/2012 - 00h00
Continue lendo...

Idosos que bebem aumentam seu risco de declínio cognitivo, de acordo com uma pesquisa da University of Exeter, publicada no Female First.

O estudo analisou dados de 5,075 adultos americanos com 65 anos ou mais ao longo de oito anos. A função cognitiva e memória foram avaliadas através de entrevistas telefônicas e os resultados mostraram que aqueles que relataram consumo excessivo de álcool pelo menos duas vezes por mês eram duas vezes mais propensos a terem um maior nível de declínio cognitivo.

Outro estudo realizado por pesquisadores do Health Research and the University of California mediram o consumo de álcool de um grupo de mulheres durante um período de 20 anos. Os pesquisadores tomaram conhecimento de seus hábitos de consumo de álcool e, no final do estudo, avaliaram que os participantes no final do estudo tinham comprometimento cognitivo leve e demência. A pesquisa foi realizada em 1.300 mulheres com 65 anos ou mais.

"Existe uma série de pesquisas sobre a relação entre álcool e demência. O que está se tornando cada vez mais evidente é que enquanto uma bebida ocasional realmente pode ajudar a proteger o cérebro, consumo excessivo de álcool pode ser associado a um declínio cognitivo maior", afirmaram representantes da Alzheimer’s Association International Conference.
 

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).