Tecnologia

Tecnologia

Brasil é o quinto país que mais baixa música pirata, revela estudo

Brasil é o quinto país que mais baixa música pirata, revela estudo

techtudo

18/09/2012 - 04h00
Continue lendo...

O site Musicmetric desenvolveu um estudo chamado "The Digital Music Index", no qual aponta os dados sobre downloads de canções na Internet em diversos países. E, segundo o relatório, o Brasil é o quinto país com mais usuários baixando arquivos de música de maneira ilegal na rede. São mais de 19 milhões de downloads de arquivos em formato BitTorrent.

A pesquisa, que analisou os dados dos seis primeiros meses deste ano, identificou 405 milhões de downloads de músicas de um total de 750 mil artistas. Entre eles, muitos foram legais por meio de serviços como Spotify, iTunes e Deezer, porém a grande maioria é ilegal. Estima-se que cerca de 97 milhões de faixas foram baixadas em torrent nos Estados Unidos, país líder do ranking.

Em segundo lugar, vem o Reino Unido, com 43 milhões, seguido da Itália, com 33 milhões, Canadá, com 24 milhões, e o Brasil, com quase 20 milhões. De acordo com este relatório do Musicmetric, o rapper Drake é o mais “popular” nas buscas por arquivos ilegais de músicas nos Estados Unidos, enquanto Ed Sheeran é o mais procurado no Reino Unido, Laura Pausini fica no topo na Itália, Kanye West lidera no Canadá e Billy Van ocupa a primeira colocação no Brasil.

Vale lembrar que no Brasil não há tantas alternativas legais para se realizar streaming ou download de música pela web. Serviços como o Spotify, por exemplo, muito popular nos Estados Unidos, ainda não funcionam em terras brasileiras.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).