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Google anuncia que 'óculos do futuro' serão vendidos por US$ 1,5 mil

Google anuncia que 'óculos do futuro' serão vendidos por US$ 1,5 mil

G1

27/06/2012 - 23h00
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O Google anunciou nesta quarta-feira (27), durante o evento Google I/O, que seus óculos de realidade aumentada, conhecidos como Project Glasses, chegarão ao mercado em 2013. Para os participantes do evento, que acontece em San Francisco (EUA), o produto poderá ser adquirido por US$ 1,5 mil e será entregue no início do ano que vem. A companhia não revelou o valor do dispositivo para o consumidor final.

O Google mostrou detalhes dos seus óculos “do futuro”, que agora ganharam o nome oficial de Google Glass. Sergey Brin, cofundador da empresa, subiu ao palco do evento para apresentar os óculos, que têm câmera, microfone, alto falantes, processador poderoso e memória. O protótipo ainda conta com conexão à internet para transferência de dados, mas o Google não especificou quais redes os óculos terão acesso.

O projeto está em desenvolvimento há mais de dois anos e terá software e programas criados exclusivamente para ele. Brin mostrou o dispositivo nas cores preta, branca e azul. Conforme a demonstração, a tela dos óculos fica acima do olho justamente para que ela não atrapalhe a visão do usuário. Segundo a companhia, o objetivo é que a tecnologia seja usada naturalmente. Na apresentação, Brin mostrou que os óculos são muito leves para que seu uso seja confortável, além de ser discreto no rosto do usuário. A empresa afirma que ele é mais leve que muitos óculos de sol.

De acordo com o Google, o objetivo dos óculos é fornecer acesso rápido ao conteúdo digital e às informações, além de facilitar a comunicação por meio de imagens. “Você pode capturar momentos da sua vida mais rapidamente”, disse Brin. A companhia quer que, quando o usuário precise de alguma informação, ele não precise tirar o telefone do bolso. Segundo o Google, perguntar aos óculos é mais fácil e rápido.

Com a câmera, é possível fazer vídeos e fotos em primeira pessoa, mostrando o ponto de vista do usuário. Na demonstração, o Google mostrou paraquedistas saltando de um avião na cidade de San Francisco e usando o recurso “Hangouts”, que transmite conversas ao vivo e em vídeo pela internet. Com os óculos, os paraquedistas conseguiram mostrar o ponto de vista deles a partir do salto. “Você pode mostrar suas atividades de um ponto de vista inédito e divulgar ao vivo pela internet”, acrescentou o executivo.

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Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

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O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

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