Tecnologia

Tecnologia

Mensagens ofensivas em redes sociais devem ser retiradas em até 24h, diz STJ

Mensagens ofensivas em redes sociais devem ser retiradas em até 24h, diz STJ

techtudo

26/06/2012 - 12h30
Continue lendo...

As mensagens ofensivas publicadas em redes sociais, como Orkut e Facebook, terão que ser retiradas do ar em até um dia depois de terem sido denunciadas. A decisão foi tomada pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e relatora do processo, Nancy Andrighi, e engloba também serviços de e-mail como Hotmail e Gmail.

Ainda segundo a decisão do STJ, os sites ficarão responsáveis por oferecer ajuda para encontrar os remetentes de mensagens ofensivas ou impróprias, como aconteceu com uma moradora do Rio de Janeiro, que se divorciou e depois de um tempo descobriu um perfil falso no Orkut usando o seu nome.

Após denunciar a página, a carioca conseguiu que ela fosse retirada do ar apenas dois meses depois do ocorrido. Por isso, a Justiça determinou que o Google deve pagar R$ 10 mil à mulher, assim como retirar conteúdos anunciados no site em um dia, sem apuração prévia.

A companhia já emitiu nota respondendo à decisão, tomada na última terça-feira (19). “Nós não vemos nenhuma obrigação ou efeito dessa decisão para o Google. Há uma inviabilidade técnica para fazer isso e em nenhum outro lugar do mundo é assim. A decisão de remover é irreversível. Ao tirar do ar, o conteúdo vai embora”, disse a diretora jurídica do Google, Fabiana Siviero.

De acordo com Siviero, a empresa vai entrar com um recurso no STJ para esclarecer esse tipo de ação.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).