Tecnologia

SAÚDE

Óculos sujos podem dar cansaço e dor de cabeça; fique atento

Óculos sujos podem dar cansaço e dor de cabeça; fique atento

BEM ESTAR

12/04/2017 - 23h00
Continue lendo...

Limpar os óculos pode parecer uma tarefa fácil, mas muita gente pode estar fazendo isso errado. Algumas pessoas podem achar que o grau piorou, mas na verdade o problema pode estar na lente riscada e suja.

Os tecidos podem fazer com as lentes dos óculos. Emerson Castro e Armando Crema,  oftalmologistas,explicaram porque os óculos sujos podem dar cansaço e dor de cabeça.

O ideal, na hora de limpar as lentes, é usar tecidos de microfibra. Esqueça as camisetas e tecidos. Evite usar álcool, porque ele compromete o acabamento da lente, o ideal é usar água fria e sabão neutro ou detergente. Você também pode optar por produtos específicos para limpeza de óculos. Deixe secar naturalmente e limpe as lentes todos os dias.

Catarata

A catarata é a principal causa de cegueira no mundo e totalmente reversível nos adultos. Os olhos envelhecem e o primeiro sinal é a vista cansada. A catarata é a continuação desse processo. Os principais sintomas são: visão embaçada, necessidade de mais luz para enxergar e difícil leitura.

A catarata senil surge nos adultos. Pode ser causada pelo envelhecimento, mas também por uso de medicamentos como corticoides, cigarro, doenças metabólicas (diabetes, hipertireoidismo, doenças renais, trauma, radiações e doenças oculares.

Já a congênita surge em crianças. São causadas por problemas durante a gestação, através de infecções intrauterinas ou genéticas. Assim que descoberta a catarata, a criança deve ser operada para não ficar com sequelas. O teste do olhinho faz o diagnóstico precoce.

 

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).