Tecnologia

bloatwares

Operadoras agora podem instalar apps no Android sem a sua permissão

Operadoras agora podem instalar apps no Android sem a sua permissão

TECMUNDO

02/12/2014 - 12h45
Continue lendo...

Você pode até não saber o que são bloatwares, mas com certeza já sofreu por causa deles. O nome é dado aos aplicativos instalados somente para ocupar espaço na memória do seu aparelho — e o maior exemplo disso são serviços que já acompanham um smartphone Android de uma operadora e não podem ser removidos da maneira tradicional.

Se você já achava isso um verdadeiro inferno tecnológico, prepare-se: a situação acaba de piorar. Nos Estados Unidos, vários usuários relatam que operadoras começaram a instalar bloatwares após a compra, ou seja, a qualquer momento em que você tiver uma conexão com a internet e sinal de telefonia.

O responsável por essa situação é um programa chamado DTIgnite, que garante às operadoras o acesso completo aos telefones via backdoor (método não tradicional de invadir um aparelho e burlar segurança e autentificação). O objetivo é ampliar a publicidade de parceiro, mas isso fará com que você receba ferramentas indesejadas e sem qualquer tipo de garantia ou permissão. Desse modo, ela está liberada a enviar ao aparelho os aplicativos que quiser. O DTIgnite não consta no diretório de arquivos e pastas e está relacionado diretamente ao chip SIM.

Usuários do fórum XDA Developers com planos da T-Mobile relataram que apps como "Cookie Jam", "Drippler" e "RetailMeNot" surgiram do nada no Android — e, mesmo após serem desinstalados, ressurgem dos mortos e são baixados novamente.

Como escapar

São várias as formas de escapar dessa ameaça: restaurar o aparelho para o firmware original (e trocar de chip SIM para garantir), fazer o root para ganhar permissões de superusuário e poder desinstalar os bloatwares ou comprar um aparelho da linha Nexus, que usa o Android puro e sem modificações prévias de operadoras.

Por enquanto, não foram relatados casos parecidos com usuários brasileiros, mas é possível que isso não demore a acontecer.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).