Tecnologia

tecnologia

Pesquisadores criam dispositivo que emite cheiro pela TV

Pesquisadores criam dispositivo que emite cheiro pela TV

r7

16/07/2011 - 01h00
Continue lendo...

Uma experiência científica que durou dois anos feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em parceria com a empresa coreana Samsung conseguiu criar um pequeno dispositivo que pode ser colocado na parte de trás do aparelho de TV e transmitir milhares de odores ao telespectador.

Sungho Jin, professor dos departamentos de engenharia mecânica e aeroespacial e nanoengenharia da universidade americana, diz que o objetivo é fazer com que o recurso possa ser usado também em telefones celulares.

- Por exemplo, se as pessoas estão comendo pizza, o espectador sente cheiro de pizza que vem de um telefone celular ou TV. Se a imagem mostra uma bela senhora andando, as pessoas sentem o cheiro do perfume. As fragrâncias ou os odores são instantaneamente gerados a partir da cena mostrada na TV ou em um telefone celular. Essa é a idéia.

O cheiro vem de uma solução aquosa, como a amônia, que forma um gás com odor quando a solução é aquecida por meio de um fino fio de metal ligado à corrente elétrica. A solução é mantida em um compartimento não inflamável. O cheiro é liberado por um pequeno furo.

A equipe da universidade testou o dispositivo com dois perfumes disponíveis no mercado americano. Em ambos os casos, um testador humano era capaz de cheirar e distinguir os aromas a 30 cm de distância.

Jin comemorou o sucesso do trabalho.

- Essa é provavelmente a próxima geração de TV ou telefone celular, que produz odores para combinar com as imagens que você vê na tela.

O conteúdo químico que emite os cheiros pode acabar e a expectativa dos pesquisadores é que as pessoas comprem novos cartuchos com as substâncias que tornam possível o efeito do aparelho, exatamente como acontece com os cartuchos de tinta das impressoras quando sua carga chega ao fim.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).