Tecnologia

Tecnologia

Saiba quanto de água beber antes de começar a treinar

Saiba quanto de água beber antes de começar a treinar

terra

25/07/2012 - 12h30
Continue lendo...

É comum ouvir de um corredor que ele bebe pouca água porque não sente sede. Mas esperar ela aparecer para se hidratar é um erro. A sede, na verdade, é um sinal de que o corpo já está desidratado, o que pode levar a uma queda de até 30% no rendimento físico. A falta de água no organismo diminui a força muscular, a velocidade, a resistência e até a concentração mental. E aumenta a temperatura corporal, o risco de lesões e a percepção de esforço.

"É importante beber água ao longo de todo o dia, não apenas antes ou durante o treino¿, alerta Érika Santinoni, nutricionista da Seleção Brasileira de Remo e da equipe Toscano, do Rio de Janeiro. A recomendação do Institute of Medicine, dos Estados Unidos, é que homens bebam em média 3,7 litros de líquidos por dia e as mulheres, 2,7 litros. ¿Pode ser água, sucos de frutas, água de coco ou repositores hidroeletrolíticos (Gatorade, Sport drink)", afirma.

Mesmo um corpo bem hidratado, no entanto, precisa de uma atenção especial antes do exercício. "Cerca de duas horas antes do treino, é recomendado de 250 a 500 ml de água (segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte). É importante não se hidratar em cima da hora para dar tempo de esvaziar a bexiga e não sentir vontade de ir ao banheiro durante a prática ou competição. Um alerta: a hiperidratação, ou seja, beber água demais, não melhora o desempenho do atleta", diz a nutricionista.

Ao contrário, líquido em excesso pode diluir o sódio do sangue e aumentar o risco de hiponatremia (perda de sódio pelo suor), o que, em casos mais extremos, pode levar até à morte do atleta.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).