Na hora de cuidar da higiene pessoal, algumas pessoas acabam usando sabonetes anti-bacterianos. No entanto, é importante lembrar que esses tipos de sabonetes são indicados apenas em casos específicos, para interromper processos de infecção e contaminação de bactérias na pele. Os médicos alertam que, quando usados de forma indiscriminada, esses produtos matam as bactérias consideradas boas e podem provocar outras doenças.
De acordo com o dermatologista Luís Fernando Tovo explica por que esses produtos não são recomendados para pacientes saudáveis. "A infecção bacteriana ocorre quando essa bactéria é patogênica. Nós temos na nossa pele uma colonização de bactérias que são não patogênicas, que são inclusive boas quando presentes na nossa pele. Se a gente acabar com as bactérias não patogênicas, a gente vai dar chance do crescimento, por exemplo, de fungos. Então, por isso, o uso indiscriminado desses sabonetes não é indicado. Use o sabonete normal para o asseio corporal."
Luís Fernando Tovo ressalta que o sabonete comum é capaz de matar as bactérias que fazem mal à pele. O ideal também é usar de forma moderada, quando necessário, como após usar o banheiro e antes das refeições. O uso excessivo do sabonete comum pode ressecar a pele e deixá-la mais vulnerável a alergia e a entrada de bactérias nocivas.


