Tecnologia

arquitetura

Veja benefícios do pé-direito duplo, que cria amplitude nas casas

Veja benefícios do pé-direito duplo, que cria amplitude nas casas

TERRA

27/04/2012 - 14h45
Continue lendo...

O pé-direito é a medida entre o chão e o teto de uma construção. O normal é que ela seja de 2,70 metros, mas há a possibilidade de ter o dobro desse tamanho. Nesse caso, fala-se em pé-direito duplo, que, além dos ganhos estéticos, implica outros benefícios. O mais interessante é que é possível dobrar a medida da distância entre o piso e o teto. Fabiane Bello, no entanto, lembra que isso demanda uma reforma grande, e que é preciso fazer uma avaliação da estrutura da construção.

Sueli Nonaka, por sua vez, afirma que, "na arquitetura, tudo tem jeito, desde que seja possível eliminar um ambiente". Ainda assim, o tamanho total do imóvel pode ser um limitador para esse tipo de intervenção, pois, como ela diz, "com o pé-direito duplo, o pavimento superior deixa de ser ocupado, diminuindo a metragem construída".

Amplitude de duplex
Ou seja, neste caso, eliminar um ambiente significa claramente ter uma casa ou um apartamento com dois pavimentos. "Não existe vantagem em termos de construção, mas fica mais charmoso e dá uma ideia de amplitude", afirma a arquiteta Fabiane Bello sobre o pé-direito duplo. Seria, portanto, o oposto da sensação de achatamento de uma altura normal. A também arquiteta Sueli Nonaka lembra que a distância em dobro entre chão e teto também deixa o ambiente maior. "Os cômodos ficam separados por níveis, que podem ser deixados abertos, integrando, assim, diversas partes do imóvel", diz ela. As partes expostas costumam ser as sociais, como salas de estar, de jantar e de televisão. Os ambientes íntimos, por sua vez, ficam mais reservados, com a altura regular.

As residências com pé-direito duplo são mais valorizadas pelo mercado, e oferecem maior entrada de ar e luz. "Para regiões quentes, quanto mais alto, melhor", conta Sueli Nonaka. Fabiane Bello alerta, no entanto, que os ganhos em iluminação e ventilação dependem do projeto arquitetônico. "Construções em regiões quentes têm que ser voltadas para o nascente para aproveitar ao máximo o sol e o vento", lembra Fabiane Bello. Em locais frios, o ideal é ter a fachada voltada para o poente, diminuindo a circulação de ar e o resfriamento da residência.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).